Morar no Rio de Janeiro é o sonho de muitas pessoas. A capital carioca é o maior destino internacional do país, com o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) também.

A “Cidade Maravilhosa”, como carinhosamente é chamada, é dinâmica e é repleta de praias belíssimas, inesquecíveis passeios e um clima tropical maravilhoso!

Em Copacabana, bairro mais conhecido do Brasil, milhares de pessoas estão à procura de uma moradia, portanto para aqueles que buscam imóveis na região é bom saber que as propriedades podem estar mais caras do que no restante da cidade.

O que levar em consideração ao procurar apartamento em Copacabana?

O Rio de Janeiro é uma cidade bastante grande, então é preciso prestar atenção nas suas atividades principais a fim de prever os deslocamentos e tentar ter uma vida mais facilitada.

Os valores dos aluguéis no Rio de Janeiro variam muito, e desde 2008 a valorização imobiliária foi de 99%, mais do que na capital paulista. Em Copacabana, isso não é diferente.

Grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, fizeram com que o valor das propriedades em bairros como o de Copa aumentasse. Um apartamento em Copacabana à venda pode ser encontrado em valores a partir de aproximadamente 230 mil reais.

O preço pode chegar até aos milhões, ainda mais se estiver localizado na beira da praia, dividindo espaço com outros grandes empreendimentos como multinacionais e o Copacabana Palace, que também fica na orla.

Pontos comerciais podem ser encontrados na região para compra a partir de aproximadamente 30 mil reais, podendo também chegar aos milhões. Quanto ao mercado de aluguéis, os preços já ficam mais em conta.

Salas comerciais podem ser alugadas a partir de 500 reais mensais, e um apartamento para alugar em Copacabana a partir de 800 reais. Casas de até dez quartos (que também podem funcionar perfeitamente como uma república) podem ser encontradas a partir de cerca de 12 mil reais de aluguel.

O que você terá perto do seu apartamento ao morar em Copacabana?

Copacabana é perfeita para qualquer estilo de vida. Na região será possível encontrar inicialmente muitos idosos, pois o bairro provê tudo que a terceira idade precisa, como centros de saúde de referência, uma lista gigantesca de médicos das mais variadas especialidades, além de supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos comerciais do gênero.

Para os jovens, Copacabana é uma maravilha da mesma forma devido aos seus incontáveis bares e também, claro, devido à agitação sempre grande na praia, com espaço para jogar vôlei, frescobol e fazer uma boa caminhada na areia.

Os meios de transporte também são abundantes na região. Táxis não param de passar o tempo todo na orla de Copacabana, e sempre tem um Uber próximo para te atender na sua próxima corrida pelo Rio.

Quanto aos transportes públicos, Copacabana tem duas estações de metrô e várias linhas de ônibus que passam pelo bairro. É possível sair de qualquer canto do Rio e chegar a Copa de transporte coletivo.

A região também tem o seu lado tranquilo. A arborização das ruas e a sua proximidade do mar torna o clima mais ameno até nos dias mais quentes. É por isso que há tantos idosos em apartamento em Copacabana, eles adoram o tempo mais fresquinho!

Não é à toa que os cariocas sabem que na Zona Sul da cidade, onde fica Copacabana, os dias são sempre mais fresquinhos do que na Zona Norte e Central da capital.

Preço das lojas e do comércio

Em Copacabana é possível encontrar de tudo, porém devido a ser um bairro muito conhecido e com alma turística, as coisas podem ser um pouco mais caras do que no restante da cidade do Rio de Janeiro.

Se você for a uma padaria, por exemplo, poderá encontrar ótimos salgados a 5 reais, enquanto que, na Zona Norte e Central da cidade, estes mesmos alimentos poderiam ser encontrados a 3 reais.

Acessórios de informática também são mais caros em Copacabana, e as lojas de confecções igualmente não ficam atrás. Roupas até bastante simples, como biquínis e chinelos, podem sair até o dobro mais caros do que em outras regiões da cidade.

É por isso que, para viver em Copacabana, é preciso de ter uma condição financeira boa. Hoje, o bairro tem se tornado cada vez mais a escolha de aposentados, funcionários públicos e de alguns membros de famílias tradicionais do Rio de Janeiro.

Artistas em Copacabana

Você pode estar se perguntando se é comum encontrar todos aqueles atores da Globo e da Record que você costuma ver nas novelas e nos programas televisivos pelas ruas e pela orla de Copacabana, mas na verdade isso não é de se ocorrer muito não.

Como a região acabou por se tornar demasiadamente popularizada entre turistas do mundo inteiro e também de outros cantos do Brasil, os famosos que moram no Rio acabaram por se distanciar deste bairro.

Em busca de mais privacidade, sossego e distância da multidão curiosa e dos papparazi sedentos por fotografias e boatos de fofoca, as celebridades têm optado por bairros que também estão localizados na Zona Sul do Rio, porém sem ser Copacabana.

Hoje, os artistas têm optado por viver mais em bairros como Ipanema, Gávea, Jardim Botânico (onde ficam os estúdios de Jornalismo da Rede Globo), Jacarepaguá (onde fica o Projac) e principalmente o Leblon.

Há, ainda, muitos que estão migrando para a Barra da Tijuca, um dos bairros mais novos do Rio que, apesar de no início não ter sido atraente para os moradores da cidade devido à sua distância de outros pontos de bastante interesse da capital, acabou por se tornar um reduto de artistas exatamente por este motivo.

No entanto, é bom deixar claro que a distância de Copacabana para todos estes bairros citados neste tópico não é grande, e portanto se você escolher viver em Copa estará muito bem “localizado” se quiser sair um dia no fim de semana para “caçar” os artistas que tanto admira.

E então, será que vale a pena para você procurar um apartamento para alugar em Copacabana e ter tudo do que você precisa na região, viver ao lado de artistas conhecidíssimos e com uma praia maravilhosa pertinho de você?

Enquanto se decide, aproveite para nos seguir nas redes sociais e conferir conteúdos similares e também muito interessantes para você!