Porto, Portugal, que entrou em novo confinamento para tentar barrar mais infecções

Bailes ou atividades  que possam resultar em aglomerações estão vetados para o Carnaval. Essa é a previsão do texto de decreto publicado nesta segunda-feira no Diário Oficial do Estado pelo governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. O decreto vale para o período de 12 a 17 de fevereiro, mas também prorroga por mais 15 dias o toque de recolher.

A nova prorrogação começa a valer a partir da terça-feira, dia 19, e mantém o horário condicionado de circulação entre 22 horas e 5 horas. Nesse período, a circulação é proibida, salvo em caso de emergência médica ou trabalho.

Leia mais:

Presidente do TJ ataca mídia, ex-ministro e defende tratamento precoce contra covid-19

Presidente do TJ ataca mídia, ex-ministro e defende tratamento precoce contra covid-19

Em clima de campanha e sem doses para todos, MS inicia etapa de boas notícias com vacina

Facebook anuncia medidas mais duras para evitar fake news sobre vacina

A rede social vai remover conteúdos e, se for necessário, contas contrárias à vacinação contra a covid-19. Caso coloque a ação em prática, contas importantes deixarão de contar com a plataforma para a disseminação de conteúdo. Além de remover conteúdo indevido, o Facebook também vai colaborar com o financiamento da prática de informações tomadas com base científica tanto sobre a vacina, como sobre a covid-19 de maneira geral. Foram anunciados US$ 120 milhões em publicidade gratuita para centros de pesquisa e saúde.

Equipe da OMS inicia na China pesquisa para rastrear origem da covid-19

Os pesquisadores começaram nesta segunda-feira o trabalho na cidade de Wuhan, onde foram registrados oficialmente os primeiros casos da covid-19. Além de inspeções em laboratórios, hospitais e clínicas, a equipe da OMS (Organização Mundial de Saúde) vai inspecionar o mercado de animais vivos, local apontado como o disseminador das primeiras infecções pela doença. Médicos que acolheram os primeiros pacientes também serão alvo de inquéritos, como forma de melhorar o combate ao Sars-CoV-2, o causador da covid-19.

Casos e mortes por covid-19 após fechamento de escolas e comércio em Portugal

Quinze dias após registrar média de 200 mortes diárias, Portugal começa a notar a redução da transmissão das infecções por covid-19. O efeito, segundo o governo, ocorreu após o encerramento de escolas e do comércio não essencial. Ainda não há previsão para a retomada das aulas presenciais e, que só deve ocorrer quando houver o registro de 200 novos casos ao dia. Hoje, Portugal contabiliza ao menos 6 mil novos casos diários e 14.334 mortes por covid-19. A pandemia levou o país à maior quebra econômica desde os anos 30.

Ainda fazemos o boletim covid-19 porque:

Em dezembro de 2019, as autoridades chinesas informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.

Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder

Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o  e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.