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    Em 10 meses, pedágio tucano sobe 14% e será 72% mais caro do que valor da BR-163

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt25/01/20213 Mins Read
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    Rodovia não será duplicada e ainda vai cobrar até 72% mais pelo pedágio em relação a BR-163 (Foto: Arquivo)

    Antes de ser cobrado e pouco mais de 10 meses após a concessão, o pedágio na MS-306 teve reajuste de 14,81%, passando de R$ 8,71 para R$ 10, conforme consulta pública da Agepan (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos). Privatizada com festa em 5 de dezembro de 2019 pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a rodovia cobrará valor 72,4% superior ao preço cobrado pela CCR MS Via na BR-163.

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    Apesar de cobrar um valor muito superior, o Governo tucano não vai exigir a duplicação dos 219,5 quilômetros da estrada na região do Bolsão. As praças de pedágio vão começar a operar a partir do dia 1º de março em Chapadão do Sul, Cassilândia e Costa Rica.

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    De acordo com a Agepan, o Consórcio Way 306 deverá implantar a praça de pedágio, o Serviço de Atendimento ao Usuário e construir os postos do órgão e da Polícia Militar Rodoviário. Nem uma terceira faixa será concluída para iniciar a cobrança pela utilização da rodovia.

    O consórcio foi declarado vencedor do leilão realizado no dia 5 de dezembro de 2019 na Bolsa B3, em São Paulo. Na ocasião, o valor do pedágio estava definido em R$ 8,71. A concessão da rodovia foi feito no dia 22 de abril do ano passado. Dez meses depois, a Agepan corrigiu o valor e considerou a inflação oficial, IPCA, de setembro de 2017 e dezembro do ano passado.

    A tarifa de R$ 8,71 já era superior aos preços praticados na BR-163, que variam entre R$ 5,80 e R$ 7,80 nas nove praças de pedágio ao longo dos 847 quilômetros. Só que o usuário da MS-306 não imaginava que a situação ficaria pior, ou seja, de que iria pagar ainda mais caro. A inflação do período foi de 14,58%, mas a Agepan optou por arredondar o valor para cima e o aumento final será de 14,81%.

    Em troca de cobrar o pedágio de R$ 10, a concessionária deverá investir R$ 1,7 bilhão ao longo de 30 anos. Como a tarifa de pedágio subiu antes mesmo de ser cobrada, o faturamento da empresa deverá passar de R$ 3,4 bilhões para R$ 3,9 bilhões. O lucro previsto no contrato poderá superar R$ 1,1 bilhão.

    De acordo com a assessoria do Governo, o investimento de R$ 932 milhões será feito em obras de melhoria e infraestrutura. Outros R$ 843 milhões serão aplicados na prestação de serviços ao usuário e na operação da rodovia.

    A consulta pública sobre o início da cobrança da tarifa de pedágio ocorre de hoje (25) até 8 de fevereiro no site da Agepan. (clique aqui)

    Gestão de Reinaldo eleva o valor do pedágio dois meses e 20 dias após leilão e antes de iniciar a cobrança (Foto: Arquivo)

    (matéria editada para correções no dia 15 de fevereiro de 2021)

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