A empresa encaminhou nota pública à imprensa onde informa que a demanda por oxigênio para os hospitais de Manaus triplicou nos últimos 15 dias, chegando a 70 mil metros cúbicos diários. É a primeira vez que a cidade chega a essa margem e, por conta da falta de oxigênio, pacientes internados por complicações da covid-19 morreram.
[adrotate group=”3″]
Agora, a unidade de Manaus (AM) tenta liberação para importar o produto de empresas venezuelanas. Além da elevada quantidade de casos, a capital amazonense enfrenta problemas de logísticas devido à localização e o transporte deve ser efetuado por vias terrestre ou aérea. A empresa informou que no mapa de acompanhamento da situação já havia informado ao governo federal sobre o agravamento das condições de tratamento da covid-19 em Manaus.
No fim da tarde, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Jorge Arreaza, afirmou no Twitter que, por orientação do presidente Nicolas Maduro, conversou com o governador do Amazonas, Wilson Lima, e garantiu o fornecimento do oxigênio hospitalar necessário para aplacar a crise sanitária na cidade brasileira. Arreaza afirmou que a solidariedade latino-americana está “acima de tudo”.
Veja mais:
Pazuello diz ao STF que MS não tem seringas para campanha contra covid-19; Estado nega
Boletim covid: ensaio brasileiro aponta eficácia de 50,4% para a vacina coronavac
Sem máscara, Mandetta vai à praia e é bombardeado pelos seguidores de Bolsonaro
Governo da Amazônia anuncia transferência de 235 pacientes de covid-19 para cinco estados
Os pacientes devem ser transferidos para hospitais federais e da rede estadual do Distrito Federal, de Goiás, do Maranhão, da Paraíba, do Piauí e do Rio Grande do Norte. Entre os critérios para a transferência dos pacientes está o quadro clínico considerado moderado. A transferência deve ocorrer com o auxílio de aviões da FAB (Força Aérea Brasileira).
Enem é suspenso no Amazonas, mas governo federal tentar reverter a decisão
A AGU (Advocacia Geral da União) entrou com recurso para tentar reverter a decisão judicial de suspender o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no estado do Amazonas. A suspensão das provas foi determinada na quarta-feira, 13 de janeiro, pelo juiz federal José Ricardo Sales, do TRF1 (Tribunal Regional Federal da Primeira Região). A decisão foi motivada pela emergência sanitária no estado, considerando que o trânsito pode elevar a transmissão do Sars-CoV-2, o vírus causador da covid-19.
Whindersson Nunes tenta envolver artistas na campanha #OxigênioParaManaus
O youtube anunciou a doação de 20 cilindros de oxigênio e conclamou a classe artística a se envolver na tarefa de comprar o gás medicinal para ajudar a poupar vidas na cidade de Manaus. Além dele, diversos clubes de futebol também manifestaram solidariedade aos manauaras, mas não indicaram que prestarão auxílio financeiro.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.