O governo do Paraguai vai impor restrições de circulação para a população durante as festas de fim de ano. As medidas passam a vigorar a partir do dia 25 de dezembro e vão até 3 de janeiro. Nesse período, o recolher obrigatório está previsto para 1 hora da manhã.
[adrotate group=”3″]
Eventos com dança estão proibidos e atividades desportivas só poderão ocorrer se respeitado o limite máximo de quatro pessoas. Balneários e piscinas públicas serão encerrados no período de restrições e o atendimento ao público nas repartições públicas será reduzido.
Leia mais:
Boletim Covid-19 – O Jacaré: com 302 internações, UTI’s de MS estão sempre “no limite”
Boletim Covid-19 – O Jacaré: vacina deve chegar às clínicas particulares no início de 2021
Número de mortos por covid-19 chega a 2.077 em MS; foram 26 em 24 horas
O boletim epidemiológico divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) aponta a permanência de Mato Grosso do Sul em situação crítica. Oficialmente, 2.077 pessoas perderam a batalha para o coronavírus. O documento refere que em 24 horas foram registradas 26 mortes. No Estado ainda estão internadas 658 pessoas, 269 delas em leitos de UTI.
Cadeias de supermercados inglesas alertam para risco iminente de desabastecimento
Frutas cítricas e vegetais estão em falta no Reino Unido e podem sumir por completo das prateleiras antes do Natal. O alerta foi feito por supermercadistas diante do isolamento da Grã-Bretanha após o anúncio de que uma nova cepa do Sars-Cov-2 estava fora de controle. Entre o fim de semana e esta segunda-feira, 43 países proibiram o transporte para o Reino Unido. A medida mais sentida foi a interrupção do trânsito pelo Canal da Mancha pela França. Ao menos 3 mil caminhões fazem o trajeto dos os dias e, agora, há expectativa de um acordo entre os dois países para a liberação das cargas. Além de alimentos frescos, os próximos dias podem significar a falta de produtos médicos e hospitalares para os ingleses, inclusive vacinas.
Coronavírus é mais mortal e deixa sequelas mais graves que a vírus da gripe comum
As conclusões não são novas, mas estão em reafirmação contínua por cientistas que avaliam o impacto da covid-19. Especialistas do Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA provaram que a taxa de mortalidade do coronavírus chega a 18,5%, enquanto a da gripe comum é de 5,3%. Comprovaram, ainda, que a probabilidade de um paciente diagnosticado com a covid-19 necessitar de ventilação mecânica é quatro vezes maior que aquele que contraiu gripe comum. O conjunto de sequelas também é maior, ficando para a covid-19 a responsabilidade de causar perdas respiratórias, debilidade, redução abrupta de peso e, até, diabetes.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.