As medidas, que passam a valer a partir de hoje, foram publicadas no Diário Oficial desta segunda-feira, em edição extra, como forma de atualizar o protocolo de prevenção à covid-19. Dessa forma, foram suspensos os cartões do transporte coletivo de estudantes. Já o uso dos cartões de idosos fica liberado entre 9 horas e 16 horas todos os dias.
[adrotate group=”3″]
Ficam ainda proibidas festas, eventos e reuniões com mais de 40% da capacidade de lotação permitida. O limite máximo de lotação nesses eventos está, agora, fixado em 80 pessoas. Essa regra também é válida para eventos esportivos e campeonatos. Confraternizações que induzem ao compartilhamento de objetos também estão proibidas. Assim, não podem ocorrer reuniões para o compartilhamento de tereré ou narguilé.
Veja mais:
Boletim Covid O Jacaré: com superlotação, Reinaldo impõe toque de recolher em MS
Prefeitura antecipa toque de recolher e suspende passe livre para evitar colapso na saúde
Boletim Covid-19 – O Jacaré: MPE propõe lei seca e toque de recolher maior contra 2ª onda
Não foi alterado o horário do toque de recolher, limitado entre 22 e 5 horas. As decisões foram tomadas pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19, em acordo com representantes do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Câmara de Dirigentes Lojistas, além da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande.
Principais cidades de MS registram ocupação limítrofe de leitos de UTI
O Estado contabiliza 643 pessoas internadas para tratar das complicações geradas pelas covid-19, conforme o boletim da SES (Secretaria de Estado de Saúde) divulgado nesta segunda-feira. Entre os pacientes, 267 recebem atendimento em leitos de tratamento intensivo. Por conta da demanda, Campo Grande está com ocupação de 99% de leitos de UTI, Corumbá com 100%, Dourados 81% e Três Lagoas tem 80%. Já são 1.949 mortos em decorrência da doença, de acordo com a SES.
Nova variante do Sars-CoV-2 é identificada no Reino Unido e comunicada à OMS
Autoridades de saúde relataram haver uma nova variante do vírus causador da covid-19 em circulação pelo Reino Unido. Ao menos mil casos foram identificados e comunicados à OMS (Organização Mundial de Saúde). A variante ainda está em estudo, mas cientistas ingleses informaram à entidade que esta seria a explicação para as elevadas taxas de infecção registradas nas últimas semanas. O Reino Unido já iniciou a vacinação contra o Sars-CoV-2 e aplicou pesadas restrições à circulação dos habitantes no período de Natal e Ano Novo.
EUA iniciam a maior campanha de vacinação da história e chegam a 300 mil pessoas mortas por covid-19
A doença já matou 100 vezes mais norte-americanos que os atentados de 11 de setembro de 2011. Se a comparação for com a guerra do Vietnã, já cinco vezes mais cidadãos dos EUA mortos. Conforme a contagem da Universidade Johns Hopkins, 300.420 haviam perdido a batalha contra a doença até esta segunda-feira. A guerra ainda parece longa, com cerca de 3 mil baixas ao dia. Na tentativa de contra-atacar, o governo iniciou a imunização contra o Sars-Cov-2, no que as autoridades do país revelam ser a maior campanha de vacinação já vivida pelos EUA.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.