Os hospitais sul-mato-grossenses registraram aumento de 40% nas internações de pacientes com a covid-19 entre os dias 1.º e 11 de dezembro. Os dados constam no boletim epidemiológico distribuído pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) e revelam que, enquanto no primeiro dia do mês havia 456 internações em decorrência da doença, nesta sexta-feira já são 638.
[adrotate group=”3″]
Também houve maior necessidade de tratamentos em terapia intensiva no referido período, saindo de 202 para 255 pacientes em leitos de UTI para recuperação da infecção pelo Sars-Cov-2. Durante todo o mês de dezembro, quase todos os dias foram contabilizados mil novos casos positivos, em média.
Veja mais:
Boletim Covid O Jacaré: cientistas reconhecem eficácia de vacina russa, a Sputnik V
Boletim Covid-19 – O Jacaré: Marquinhos espera conseguir 200 mil doses de vacina
Boletim Covid – O Jacaré: caso Bolsonaro não garanta a vacina, Reinaldo cogita comprar 700 mil doses
AstraZeneca anuncia combinação com a vacina russa como forma de aumentar eficácia da imunização
O anúncio, feito nesta sexta-feira, foi considerado um sinal de reconhecimento sobre a qualidade e eficácia da vacina Sputnik V, desenvolvida na Rússia. O produto foi o primeiro a receber registro oficial, o que gerou ceticismo sobre nações que acusaram o governo russo de uma manobra geopolítica. Em comunicado distribuído à imprensa, a AstraZeneca apontou que os testes serão iniciados antes do fim de 2020. Além da garantia de 95% de imunização, a Sputnik V é considerada mais barata e tem menos embaraços logísticos de armazenagem, podendo ser conservada em temperaturas de, até, – 8 ° C. A vacina da Pfizer, por exemplo, necessita ser armazenada em temperaturas menores que 70º C.
Após acordo com a Rússia, Argentina planeja vacinar toda a população
As primeiras doses são aguardadas para os próximos dias, segundo o Ministério da Saúde da Argentina. Na manhã de ontem, o governo anunciou contrato de compra antecipada para garantir a imunização de 300 mil pessoas até o fim do ano. A partir de março, serão compradas mais 5 milhões de doses, somente da Sputink V. A expectativa do governo argentino é vacinar toda a população e, para chegar ao objetivo, decidiu firmar acordo com três farmacêuticas diferentes. A imunização vai começar pela população idosa, trabalhadores da saúde, da segurança pública e professores.
Mundo chega a 70 milhões de casos de contaminação pelo Sars-CoV-2
A pandemia de covid-19 já atingiu 70.075.860 pessoas em todo o mundo. Entre os contaminados, 1.590.998 pessoas morreram, segundo dados da Universidade Johns Hopkins. Já o Brasil ultrapassou 180 mil mortes, chegando a 180.411, de acordo com o Ministério da Saúde. Nas últimas 24 horas, 646 pessoas morreram devido às complicações da covid-19.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.