O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) decretou toque de recolher, a partir das 22h, em todo o Estado a partir de segunda-feira (14). A medida vale por 14 dias e tem o objetivo de frear a segunda onda da pandemia da covid-19. Com a explosão no número de casos e a superlotação dos hospitais, o tucano adota a medida drástica pela primeira vez.
[adrotate group=”3″]
“Devido ao crescente número de casos do novo coronavírus e a superlotação dos hospitais em nosso estado, determino o toque de recolher em todo Mato Grosso do Sul a partir das 22 horas. A medida passa a valer a partir de segunda-feira, dia 14, com duração de 15 dias”, postou, no Twitter.
Veja mais:
Boletim Covid-19 – O Jacaré: Marquinhos espera conseguir 200 mil doses de vacina
Boletim Covid – O Jacaré: caso Bolsonaro não garanta a vacina, Reinaldo cogita comprar 700 mil doses
Boletim Covid – O Jacaré: Vacina CoronaVac será entregue pronta ainda nesta semana ao Butantan
“Durante este período, os municípios devem seguir as recomendações do programa Prosseguir. Aqueles que não adotarem as regras serão encaminhados ao Ministério Público Estadual. As ações se fazem necessárias para proteger vidas e evitar o colapso do sistema de saúde”, determinou.
“A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária Estadual ficarão responsáveis pela fiscalização, contando também com o apoio dos Guardas Municipais e as Vigilâncias Sanitárias Municipais. O decreto será publicado no Diário Oficial desta sexta-feira”, avisou. É a primeira desde o início da pandemia, em março deste ano, que Reinaldo adota uma medica mais drástica para combater a doença no Estado.
Anvisa aprova autorização emergencial para vacina contra covid-19
A decisão ocorreu nesta quinta-feira, e prevê que laboratórios solicitem autorização para o uso emergencial e em caráter experimental da vacina contra a covid-19. Em nota, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) revela que a diretoria colegiada aprovou instrumento já anunciado no último dia 2. Na mesma data, foi publicado o guia de requisitos para a solicitação, mas até o fim da tarde de hoje não houve nenhum pedido, segundo a agência. Entre os requisitos para autorização temporária estão a análise de casos clínicos e não clínicos, resultados e estratégias de controle.
Capacidade de resposta de hospitais de Mato Grosso do Sul está no limite
Com 635 pacientes internados em decorrência das complicações da covid-19, a taxa de ocupação de leitos de alta complexidade no Estado está em 99% A informação é da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que registrou mais 1.236 novos casos da doença em 24 horas. Já são 109.785 casos oficiais e 1.888 mortes, sendo 18 delas reportadas no último boletim. Devido ao elevado número de contaminações, 262 pessoas estão em UTIs, extrapolando a capacidade de atendimento de Campo Grande e Corumbá. Enquanto a Capital opera com taxa de 106% de ocupação de leitos de UTI, Corumbá chega a 112%. Em Dourados, 78% das vagas de UTI estão ocupadas e em Três Lagoas 64%.
EUA registram 3.124 mortes por covid-19 em 24 horas e ocupação de hospitais chega a 90%
O manejo da pandemia pelo serviço de saúde norte-americano é considerado o pior entre todas as nações consideradas economicamente ricas. Em um dia, a covid-19 levou 3.124 pessoas, mais que os atententados de 11 de setembro de 2011, quando número semelhante de cidadãos foi assassinado. Nesta semana, os serviços de saúde dos EUA registraram ao menos 2 mil mortes todos os dias. A situação pode ainda piorar, considerando que a capacidade de resposta dos hospitais está no limite, 200 não têm mais vagas e na 90% da oferta global de leitos no país está comprometida devido à pandemia.
Europa: festas de Natal restritas e circulação proibida no Ano Novo
Alemanha, Itália, França e Portugal estão entre os países que já anunciaram o esquema de proteção para evitar a expansão das contaminações pelo Sars-Cov-2. Entre as medidas estão a manutenção do toque de recolher obrigatório noturno e as restrições de festas comemorativas. Para o Natal serão permitidos apenas pequenos grupos familiares e, durante o Ano Novo, a circulação será proibida, bem como as festas públicas. Para evitar contravenções, também foi instituído o toque de recolher na passagem de ano. Só poderão circular cidadãos que tenham em posse um passe livre, concedido para trabalhadores essenciais, pacientes em consulta ou familiares de idosos com necessidades de cuidado externo. As restrições duram até a primeira semana de janeiro de 2021, quando serão novamente avaliadas diante do trabalho de imunização contra a covid-19.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.