A Justiça determinou a execução da pena do ex-vereador e advogado Robson Leira Martins, 57 anos, condenado a oito anos, seis meses e 20 dias por extorquir políticos e empresário envolvidos no esquema de exploração sexual de adolescentes. A determinação do juiz Marcelo Ivo de Oliveira, da 7ª Vara Criminal, foi publicado no Diário Oficial da Justiça desta quinta-feira (26).
[adrotate group=”3″]
Inicialmente, o ex-vereador, que chegou a ser preso por exploração sexual de menores no início dos anos 2000, foi condenado a nove anos e quatro meses por Oliveira. O Tribunal de Justiça manteve a condenação, mas reduziu a pena em quase um ano.
Veja mais:
Juiz aceita denúncia e Ademir Santana vira réu com mais cinco por extorsão majorada
Juiz vê incoerência de vítima e absolve Eduardo Romero da denúncia de estupro de garoto
TJ manterá sentença de 19 anos contra milionário, acusado de estuprar meninas?
Dois envolvidos no escândalo também foram condenados. O empresário Luciano Roberto Pageu, condenado a 21 anos e sete meses, continua preso, mas cumprindo pena no semiaberto na Colônia Agroindustrial da Gameleira. Em outubro deste ano, o juiz Albino Coimbra Neto, da Vara de Execução Penal, autorizou sua saída temporária por sete dias.
O outro envolvido é o cinegrafista Fabiano Viana Otero, condenado a 23 anos e 10 meses. No entanto, como ele colaborou com a investigação na época, como uma espécie de delator, teve a pena reduzida para 11 anos e 11 meses. Otero está em liberdade condicional desde junho deste ano.
Agora será a vez de Robson Martins, que foi vereador de Campo Grande por um único mandato, de 2001 a 2004. Na época, ele acabou se envolvendo pela primeira vez em escândalo sexual, junto com o então vereador César Disney. Eles acabaram sendo absolvidos pelo Tribunal de Justiça.
No dia 16 de abril de 2015, Robson foi preso em flagrante pela Polícia Civil ao receber R$ 15 mil do vereador Alceu Bueno (sem partido) no estacionamento do supermercado Walmart. Na época, ele foi acusado de extorquir o político, junto com Pageu, para não divulgar fotografias comprovando o envolvimento com uma rede de exploração sexual de crianças e adolescentes.
Além de Robson, Pageu e Otero, o juiz Marcelo Ivo de Oleira também condenou o ex-vereador e ex-deputado estadual Sérgio Assis por envolvimento no suposto esquema. Assis recorreu da decisão e acabou sendo absolvido pelo Tribunal de Justiça.
Na época, Robson acusou Bueno de tê-lo traído. Conforme sua versão, o então vereador o teria contratado para atuar como seu advogado no caso e marcou o encontro no supermercado para manter a discrição do caso.
Martins foi vereador de Campo Grande de 2001 a 2004, quando acabou forçado a renunciar em decorrência do envolvimento com a exploração sexual de menores. Ele tentou retornar ao legislativo, mas fracassou em todas as tentativas.
Na última, em 2016, ele foi candidato a vereador pelo PTN e obteve apenas 568 votos. Robson Martins foi o último do Conjunto Aero Rancho, considerado o bairro mais populoso de Campo Grande.
O advogado José Roberto da Rosa afirmou que recorreu contra a decisão para evitar a prisão do ex-vereador. “Já estamos com uma revisão criminal com pedido de tutela antecipada”, informou.
Bueno acabou sendo brutalmente assassinado. Disney morreu em decorrência de câncer.