Deputado por nove mandatos e favorito na disputa da Prefeitura de Naviraí, o advogado Onevan José de Matos (PSDB) morreu, nesta sexta-feira (13), em decorrências das complicações causadas pela covid-19. Aos 77 anos de idade, ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, para onde havia sido transferido há 26 dias apenas “para checkup”, já que a informação era que o tucano estava “curado”.
[adrotate group=”3″]
A doença do político vinha causando polêmica na cidade. Enquanto familiares e aliados insistiam em desmentir a gravidade do quadro de saúde, adversários insistiam em alertar para a situação grave do deputado. O candidato Bruno do Hotel Dois Gaúchos (PSD) chegou a pedir na Justiça acesso aos exames para informar ao eleitorado sobre a situação real do quadro do candidato.
Veja mais:
Candidatos a prefeito mais ricos participam de disputa em cidades pequenas e pobres
Doze deputados blindam Reinaldo e negam pedido de provas dos três crimes ao STJ
No entanto, o pedido foi negado pelo juiz Eduardo Lacerda Trevisan, da 2ª Zona Eleitoral de Naviraí. O advogado Wagner Camacho recorreu contra a decisão. O objetivo era seguir o exemplo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que acabou sendo obrigado pela Justiça a exibir o resultado do exame para covid-19.
Onevan apresentou os sintomas da doença no dia 21 de setembro deste ano. Ele chegou a apresentar melhora. Contudo, no dia 3 de outubro deste ano, a situação do tucano se agravou e ele voltou a ser internado no Hospital da Unimed, em Campo Grande.
No dia 18 deste mês, o parlamentar foi transferido para o Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Na ocasião, a família do deputado e aliados em Naviraí divulgaram a informação de que o deputado estava “curado” da covid-19 e só estava sendo transferido para o estabelecimento mais avançado no tratamento da doença para “checkup”.
Nos últimos dias, boatos sobre o agravamento do estado de saúde do parlamentar se propagaram nas redes sociais. Familiares e amigos rebatiam todas as publicações. Sem fazer campanha, o deputado lidera com ampla vantagem as pesquisas de opinião para a disputa em Naviraí. O candidato a vice-prefeito na sua chapa é o agricultor Márcio Araguaia (PTB).
Na tarde de hoje, a assessoria do deputado confirmou o seu falecimento em São Paulo. O corpo será transladado para Naviraí, onde será sepultado. A Assembleia Legislativa ainda não informou como procederá para o funeral do deputado.
Natural de Itapagipe (MG), Onevan foi vereador por dois mandatos em Jales, no interior de São Paulo. Ele chegou a Naviraí em 1975 para trabalhar como advogado e acabou comandando a oposição ao regime militar na cidade, pelo então MDB.
Em 1978, ele se elegeu deputado constituinte e participou da elaboração da primeira Constituinte de Mato Grosso do Sul. Reeleito para o cargo em 1982, ele renunciou ao mandato de deputado para assumir a Prefeitura de Naviraí em 1988.
Em 1998, ele retornou à Assembleia Legislativa, onde acabou permanecendo até hoje. Reeleito em 2018, ele estava no 9º mandato de deputado estadual e era uma das principais lideranças do cone sul.
Como as urnas já estão prontas, o deputado poderá ser votado. No entanto, o PSDB ainda não decidiu quem vai substituí-lo na disputa, se será o Araguaia ou será indicado um outro candidato.
Em nota, Paulo Corrêa lamenta morte de deputado
O presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa (PSDB), divulgou nota para lamentar a morte do parlamentar:
“É com extremo pesar que recebemos a notícia do falecimento do amigo e colega de parlamento por tantos anos, deputado Onevan de Matos, um homem íntegro, trabalhador, apaixonado por sua cidade, defensor da família, e que fez da política o instrumento para beneficiar milhares de sul-mato-grossenses durante sua vida pública. Mais uma vítima de um inimigo mundial que deixou esse 2020 mais triste.
Onevan deixará um legado de paixão e trabalho por seu Estado, por sua gente, por sua família. Dos mistérios da vida, a morte está entre os maiores, e nos resta oferecer a amigos e familiares nossos mais sinceros pêsames.
Levaremos o orgulho da amizade e as lembranças de um homem honrado que deixará uma marca de trabalho, amor e dedicação.”