O governo paraguaio cedeu à pressão de reabrir as fronteiras para a retomada da atividade econômica, que ficou restrita por seis meses devido à covid-19. Enquanto os vizinhos assistiam o crescimento exponencial da doença, o Paraguai conseguiu manter o quadro de infecções estável.
[adrotate group=”3″]
Agora, com a abertura da fronteira, houve o que as autoridades sanitárias locais denominam como explosão de casos. Isso aconteceu porque o ritmo do cuidado paraguaio não foi acompanhado pelos vizinhos, que viram os sistemas de saúde saturados com a quantidade de infecções. Fragilizado, o Paraguai anunciou 16 óbitos em 24 horas. No total, 743 pessoas morreram em decorrência das complicações da doença e 36.404 foram infectados pelo Sars-Cov-2 no Paraguai.
Veja mais:
Boletim Covid O Jacaré: EUA contabilizam número devastador de 200 mil mortos
Boletim Covid O Jacaré: Paraguaio anuncia reabertura da fronteira, mas comércio mingua
Boletim Covid O Jacaré: China começa a testar a 1ª vacina em spray nasal do mundo
Madrid é novo epicentro de casos de covid-19 na Europa
A cidade, que tem 6,6 milhões de habitantes, sofre com a falta de médicos e outros profissionais de saúde para atender a demanda de pacientes infectados pelo Sars-Cov-2. Equipes médicas afirmam que estão no limite. Nem mesmo as recomendações básicas de prevenção à contaminação conseguiram retardar uma nova onda de contaminações do povo madrilenho, porque o modelo espanhol de assistência à saúde prevê a solução rápida de casos e esbarrou na prevenção.
O país também tem está em sétimo lugar na oferta de leitos de terapia intensiva e a quantidade de vagas, claro, não supre a chegada diária de novos pacientes. A Espanha já registrou a morte de 31,1 mil pessoas por covid-19.
Astro sueco, atacante do Milan testa positivo para o novo coronavírus
O jogador de futebol sueco Zlatan Ibrahimovic testou positivo para a covid-19. Ibrahimovic é atacante do Milan, mesma equipe do brasileiro Leo Duarte, que também contraiu a doença e cujo teste foi confirmado ontem. A equipe médica do Milan mantém os atletas em casa. Eles não apresentam sintomas. A direção do clube informou que todos os demais jogadores e a equipe técnica foram submetidos a testes, mas o resultado foi negativo. No Brasil, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou na terça-feira a testagem de 9.690 atletas das séries A, B e C do Brasileirão. Do total, 182 tiveram resultado positivo para a covid-19.
Grã-Bretanha vai contaminar voluntários para testar eficácia de vacinas
As autoridades sanitárias da inglesas vão iniciar os testes em janeiro. O objetivo do projeto é conhecer se as vacinas funcionam. No total, 2 mil pessoas se inscreveram para o que são chamados de “testes de desafio”. A metodologia precisa seguir protocolos aprovados por agências reguladoras internacionais. Embora abrigue a testagem de várias vacinas, a Grã-Bretanha não informa quais serão os produtos alvo dos testes.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.