O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, que levou o protocolo para o governo federal. A abertura das fronteiras será gradual e prevê a reativação do turismo de compras na expectativa de retomar a economia. A abertura em princípio, foi anunciada para Ciudad del Este e Foz do Iguaçu.
[adrotate group=”3″]
Na página do governo paraguaio não a referência à fronteira com o Mato Grosso do Sul. A expectativa é da reabertura ocorrer no dia 29 deste mês. Uma nova rodada de trabalhos entre representantes do governo paraguaio e brasileiro ainda vai discutir quando vai haver a reabertura da fronteira.
Veja mais:
Boletim Covid O Jacaré: China começa a testar a 1ª vacina em spray nasal do mundo
Reinaldo Azambuja testa positivo para covid-19, mas apresenta sintomas leves, diz assessoria
Boletim Covid O Jacaré: Grã Bretanha avalia restrições para evitar novas contaminações
Atacadista demite em Pedro Juan e Ponta Porã; 20 mil já perderam emprego
Enquanto o lado paranaense da fronteira brasileira com o Paraguai vivia a euforia de abertura irrestrita após seis meses, o lado sul-mato-grossense assistia a persistência da agonia. Sem ter como bancar funcionários, a rede Fortis Atacadista anunciou que só vai abrir as portas quando a fronteira for reativada. Segundo o site Campo Grande News, centenas de pessoas compareceram à frente de uma das sedes da rede para denunciar o fechamento e as demissões. Enquanto o governo paraguaio não decide sobre a retomada do trânsito com o Brasil na parte sul-mato-grossense, comerciantes denunciam 20 mil demissões na região.
Taxa de mortalidade por covid no Reino Unido cresce exponencialmente
O Reino Unido já registrou oficialmente 41.777 mortes por covid-19. Mesmo diante do elevado crescimento da taxa de mortalidade, o governo não considera um segundo bloqueio, mas está, segundo as autoridades sanitárias locais, é a única forma de interromper uma segunda onda da doença. Hoje, o Reino Unido tem o segundo maior número de mortes por covid-19 na Europa e é o quinto do mundo. Ainda assim, as medidas de isolamento são duramente questionadas pelo governo, que tenta recuperar as perdas econômicas com a primeira onda da doença.
Ministério da Saúde emite licença para testes de nova vacina contra a covid
O produto será aplicado em três mil voluntários que passarão por exigências pré-definidas pela OMS (Organização Mundial de Saúde). O ensaio clínico está marcado para começar em breve e vai acontecer em três cidades, Novosibirsk, Kirov e São Petersburgo. Após receberem a vacina, os voluntários ficarão em isolamento por 16 dias. A expectativa do governo russo é de concluir esta etapa dos testes clínicos em novembro. A Rússia foi o primeiro país a registrar uma vacina contra a covid-19 em agosto deste ano. A Sputnik V foi produzida com recursos do Fundo de Investimento Direto Russo.
Espanha isola 850 mil pessoas em bairros de Madrid para barrar contágio
Com as novas restrições, as pessoas poderão circular apenas para ir ao trabalho, escola ou ao médico. Permanecerão fechados os parques públicos, enquanto restaurantes e cafés terão que abrir e fechar em horários determinados, não podendo passar de 22 horas. As taxas de contágio pelo novo coronavírus cresceram e a Espanha ainda não considera bloqueio total, como no início da pandemia.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.