Em convenção virtual polêmica e marcada por reviravolta, o PSL confirmou a candidatura a prefeito do deputado federal Loester Trutis, 37 anos, e a vice-prefeita da publicitária Lilian Durães. Acusado de traidor, por ter rompido o acordo com o vereador Vinicius Siqueira, ele afirmou que a prioridade na prefeitura será fechar o ralo do dinheiro público, com “combate irrestrito à corrupção”.
[adrotate group=”3″]
Eleito deputado federal na onda de Jair Bolsonaro (sem partido) em 2018, ao conquistar 56.339 votos na primeira eleição em que disputou, Trutis não era a primeira opção do PSL. O primeiro cotado para disputar a prefeitura foi o deputado estadual Capitão Contar, que chegou a ser preterido pela fidelidade ao presidente da República.
Veja mais:
Kemp quer cassar contrato do Consórcio Guaicurus e ampliar incentivos para gerar empregos
Candidato pela 3ª vez, Bluma defende revisão de tributos e ocupar praças para gerar renda
Com vereador de vice, Harfouche quer na prefeitura o que está dando certo em Bolsonaro
Esacheu põe Santa Casa como “vitrine” e promete tirar a Capital do marasmo econômico
Deputado e empresário são os primeiros candidatos aprovados a prefeito da Capital
Em março, durante a janela partidária, Siqueira trocou o DEM pelo PSL e chegou ser anunciado por Trutis como candidato a prefeito da Capital. Ao ser comunicado da substituição na semana passada, o parlamentar acusou o golpe e tentou convencer o deputado a desistir da mudança. Mesmo diante da acusação de traição, presidente da comissão municipal provisória, Trutis manteve a substituição.
O deputado negou que tenha traído o vereador. Ele explicou que a mudança faz parte da estratégia da direção nacional do PSL de ter candidatos competitivos nas capitais. Pesquisas internas da sigla teriam atestado que Siqueira patinava nas intenções de voto, enquanto Trutis, conforme o deputado, tem chance de começar na casa dos dois dígitos.
O polêmico parlamentar disse que ofereceu duas saídas a Siqueira. A primeira era ser candidato a vice-prefeito e com perspectiva de ser nomeado secretário em caso de êxito da dupla nas urnas. A segunda era ser candidato à reeleição e o puxador de votos na disputa da Câmara.
Ao ir para votação na convenção virtual, realizada neste domingo, Trutis acabou sendo escolhido candidato a prefeito pelo placar de 5 a 3. Siqueira anunciou, em entrevista ao Midiamax, que irá impugnar o resultado da convenção na Justiça Eleitoral. Oficializado candidato a prefeito, Trutis destacou que não houve irregularidade na convenção e não teme a ação no Tribunal Regional Eleitoral.
Um dos primeiros a ir para às ruas lutar a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) em março de 2013, Siqueira está no primeiro mandato de vereador. Principal opositor do prefeito Marquinhos Trad (PSD) no legislativo, com ações na Justiça contra as concessionárias de água, do transporte coletivo e do parquímetro, ele acabou ficando sem legenda para disputar a reeleição.
A polêmica decisão da convenção acabou causando baixas na disputa pela Câmara Municipal. Ex-assessora da senadora Soraya Thronicke, Juliana Gaioso, gravou vídeo para justificar a desistência. Ela afirmou que já estava em campanha para o vereador Vinícius Siqueira. Outros dois candidatos desistiram da campanha.
Oficializado candidato, Trutis começou a definir as prioridades. Além do combate à corrupção, ele defendeu a revisão dos contratos de concessão do município, o que inclui o transporte coletivo e de água e esgoto.
“Vamos implantar a eficiência de gestão”, afirmou, reafirmando as críticas a atual gestão, comandada por Marquinhos Trad (PSD), e aos vereadores de Campo Grande. Ele garantiu que está indo para a disputa com o apoio do deputado estadual Capitão Contar, primeiro a ser preterido, e do colega na Câmara dos Deputados, Dr. Luiz Ovando (PSL).
Incógnita na política, Trutis é empresário e foi eleito deputado federal com o apelido de “Tio Trutis”, famoso pelos vídeos com críticas duríssimas aos políticos. Ele tinha um trailer de lanches.
Em 16 de fevereiro deste ano, o deputado relatou ter sido vítima de atentado a bala na MS-060, entre Sidrolândia e Campo Grande. O deputado reagiu e acabou saindo ileso da ocorrência. O veículo teve vidros quebrados e acabou perfurado por pelo menos cinco tiros. O inquérito é conduzido pela Polícia Federal, que teria concluído a investigação e encaminhado o caso para o Supremo Tribunal Federal.
A candidata a vice-prefeita é a publicitária e corretora de imóveis Lilian Durães, 38 anos. De acordo com o deputado federal, ela é profissional liberal e a única corretora de imóveis internacional em Mato Grosso do Sul. “É uma vencedora, saiu da periferia graças aos estudos”, afirmou Trutis.