É a primeira vez que o líder a Igreja Católica viaja para forma de Roma desde o início da pandemia. Francisco permanece em roma desde Fevereiro, mas vai em outubro para a cidade de Assis, na Itália, onde vai assinar uma nova encíclica.
[adrotate group=”3″]
A encíclica vai tratar sobre o que o Papa Francisco acredita que deve ocorrer no mundo pós-pandemia. Com o nome “Irmãos, todos”, o documento conclama por união entre as pessoas. O compromisso não vai contar com a presença de fiéis.
Veja mais:
Boletim Covid O Jacaré: Anistia denuncia fragilidade e falta de proteção a profissionais de saúde
Boletim Covid O Jacaré: ONU prevê aprofundamento da pobreza para meninas e mulheres
Boletim Covid O Jacaré: cientistas reconhecem eficácia de vacina russa, a Sputnik V
Farmacêutica francesa promete vacina por menos de 10 euros
A unidade da Sanofi, na França, vai iniciar os estudos sobre os custos de produção da vacina contra a covid-19. A expectativa é de que o produto chegue a, em média, 10 euros (quase R$ 90) a injeção. O valor é significativamente maior que o prometido pela AstraZeneca, que acredita chegar ao mercado ao custo de 2,5 euros (algo em torno de R$ 15). Na avaliação da Sanofi, o menor custo da concorrente está na forma de produção, que ocorre por meio de trabalhadores terceirizados.
Cidades e estados do México ficam sem atestado de óbito devido à pandemia
As autoridades mexicanas indicam que já faltam atestados de óbito em ao meos três localidades. Alguns já não têm o documento há 20 dias. Para suprir a demanda, foram impressos 1 milhão de novos atestados, que necessitam de tratamento gráfico especial para evitar fraudes e falsificações. A crise na documentação é justificada pelo elevado número de mortes pela covid-19. Segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), 66.851 pessoas morreram devido às complicações da covid-19, que contaminou 623.090 no México.
Modelo matemático prevê 2,8 milhões de mortes até janeiro de 2021
Cientistas da Universidade de Washington alertam que até 1,5 milhão de pessoas vão morrer de covid-19 até dezembro deste ano e, se medidas eficazes não forem tomadas, serão 2,8 milhões de mortos até janeiro de 2021. Os cientistas reafirmam que apenas o uso de máscaras, o distanciamento físico e a higiene periódica das mãos são os únicos instrumentos de prevenção à doença. Embora exista o efeito de cansaço da pandemia, que colapsou economias, não existem outras medidas eficientes para evitar a contaminação, considerando que a própria OMS só prevê a vacinação em massa para o segundo semestre de 2021.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.