Este é o primeiro levantamento realizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e teve a abrangência de 105 países. Os dados demonstram que os 90% de países que foram atingidos pela pandemia, registraram dificuldades com a suspensão de cuidados intensivos, tratamento de câncer e de portadores de HIV.
[adrotate group=”3″]
O relatório apresentou queda de 70% dos serviços de intensivos; 61% dos trabalhos de diagnóstico e doenças não transmissíveis; 69% do planejamento familiar e 68% do de contracepção. O diagnóstico e tratamento de câncer foram prejudicados em 55% dos países. A pesquisa apontou que houve a interrupção de 46% no diagnóstico e tratamento da malária; 42% da tuberculose e 32% dos tratamentos de anti-retrovirais.
Veja mais:
Boletim Covid O Jacaré: Bolívia adota plano B contra o coronavírus
Ex-secretária municipal da Mulher na Capital, jornalista morre de covid-19
Boletim Covid O Jacaré: com investimento conjunto, vacina será bem universal
Toque de recolher começa a partir das 23h na Capital
O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), alterou o toque de recolher, que começa a partir das 23h desta terça-feira. Com a mudança, o campo-grandense ganha mais uma hora na rua. Até esta segunda-feira, o recolhimento noturno era a partir das 22h.
Pacientes obesos registram piores quadros de covid-19
As sequelas da covid-19 são piores e mais graves para os pacientes que têm obesidade. Essa é a conclusão de estudos da Universidade de Lille, da França e que apontou que a maioria dos pacientes que vai parar no ventilador mecânico é obesa. A equipe comparou pacientes doentes por covid-19 em toda a Europa e apontou que, quanto maior o IMC (Índice de Massa Corporal), piores os sintomas e menores as chances de sobrevivência.
Covid-19 atinge 5% dos profissionais de saúde do Paraguai
O percentual corresponde a 620 casos de profissionais de saúde que adoeceram na linha de frente da covid-19. Desde março deste ano, 17.105 paraguaios foram contaminados pelo novo coronavírus, segundo as autoridades de saúde do Paraguai. Até o último boletim, divulgado nesta segunda-feira, o país vizinho registrou 308 mortes em decorrência das complicações do novo coronavírus.
Farmacêutica AstraZeneca inicia fase 3 e diz que vai seguir a ciência
A empresa também vai iniciar os testes que envolvem 50 mil voluntários da América Latina, ásia, Europa e África. O objetivo é ter o maior universo de dados com diversidade étnica para ampliar conhecer o espectro de proteção sobre a imunização. A OMS monitora pesquisas de aproximadamente 150 vacinas para promover a imunização contra o novo coronavírus.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.