Internada desde meados deste mês na Santa Casa de Campo Grande, a ex-secretária municipal da Mulher de Campo Grande, Leyde Alves Pedroso, 52 anos, morreu na tarde deste sábado (29) em decorrência das complicações da covid-19. Ela chegou a apresentar melhora na quarta-feira, conforme relato postado na rede social.
[adrotate group=”3″]
Jornalista por formação, artesã, empreendedora e feminista, Leyde sempre tomou as medidas de prevenção e era ativa nas redes sociais para alertar a população a gravidade da doença. Ela chegou a mobilizar amigos e familiares em campanhas por doação de sangue no Hemosul.
Veja mais:
Boletim Covid O Jacaré: com investimento conjunto, vacina será bem universal
Internado com covid, ex-ministro Carlos Marun apelou a fé para enfrentar a solidão por 14 dias
Boletim Covid O Jacaré: Saúde vai entrar em colapso na Bolívia por onda de reinfecções de covid
“Com muito pesar informamos que a nossa amiga, Leyde Pedroso, faleceu neste sábado (29), decorrente a complicações da covid-19, na Santa Casa de Campo Grande. Ela lutou o bom combate, fez de sal vida uma militância aguerrida pelos direitos das mulheres e da classe trabalhadora”, informaram na página da jornalista no Facebook.
O PDT, partido pelo qual ela pretendia concorrer ao cargo de vereadora de Campo Grande nas eleições deste ano, também lamentou o falecimento. “É com pesar que o PDT de Mato Grosso do Sul comunica que nossa companheira de luta e história, Leyde Pedroso, acaba de nos deixar. Ela lutou o bom combate, fez de sua vida uma militância aguerrida pelos direitos das mulheres e da classe trabalhadora, mas infelizmente a Covid-19 e as complicações que vieram com ela levaram nossa amiga da vida terrena, mas não levarão ela, jamais da nossa história e pelo seu legado continuaremos na luta!”, comunicou a sigla.
Leyde morreu três dias após apresentar sensível melhora, conforme comunicado postado na rede social na quarta-feira. “No dia em nossa Campo Grande comemora 121 anos, o presente foi de todos nós, graças a corrente de oração de todos e todas, nossa amiga teve uma melhora considerável e já saiu da UITI. Ela está na enfermaria e em observação”, postou.
Atuante na política, a jornalista foi secretária municipal da Mulher na gestão de Alcides Bernal (Progressistas). Em 2016, ela tentou ser candidata a deputada federal, mas teve a candidatura barrada pelo Tribunal Regional Eleitoral.
Sobre a pandemia, quando o Brasil superou a marca de 100 mil mortes, ela fez homenagem às vítimas no Facebook. “Cem mil vidas perdidas no Brasil, em decorrência da Covid19!! Nossa total solidariedade e apoio a todas e todos que perderam amigas, amigos e familiares. Coronavírus vai passar, mas ainda não passou. Se cuidem❤️?”, postou no início deste mês.
De acordo com o boletim divulgado neste sábado pela Secretaria Municipal de Saúde, mais sete mortes foram confirmadas nas últimas 24 horas. No total, 344 pessoas perderam a vida para a covid-19 na Capital.
Houve acréscimo de 307 novos diagnósticos positivos em Campo Grande, somando 20.971 infectados. De acordo com o município, 324 pessoas estão internadas nos hospitais, sendo 145 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Em relação ao boletim de sexta-feira, houve acréscimo de 15 pacientes, que passaram a depender de aparelho para continuar respirando.