O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Médico alerta que nem lockdown evita colapso na Capital; prefeito flexibiliza a partir de sábado
    MS

    Médico alerta que nem lockdown evita colapso na Capital; prefeito flexibiliza a partir de sábado

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt30/07/20205 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Cidade começa a viver dias terríveis previstos por Geraldo Resende: UTI lotada na Santa Casa (Foto: Divulgação)

    Com mais 876 casos e 15 mortes confirmados, a pandemia segue fora de controle em Mato Grosso do Sul. Epicentro da covid-19, Campo Grande deverá sofrer com a falta de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e passar a registrar mortes de pacientes por falta de atendimento a partir da próxima semana, conforme alerta do infectologista Júlio Croda. Ele propõe o lockdown para reduzir o tempo de colapso no sistema de saúde.

    [adrotate group=”3″]

    Por outro lado, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) manteve a flexibilização a partir de sábado. Além de acabar com o mini lockdown, ele reduziu o horário de toque de recolher, que passa das 21h às 5h, e ampliou o horário de funcionamento do comércio, das 9h às 19h. Restaurantes poderão funcionar todos os dias.

    Veja mais:

    De quem é a mão que aperta o gatilho da arma batizada como novo coronavírus?

    Divergência política cresce na pior semana da pandemia em MS, com 83 mortes e 5 mil casos

    Boletim Covid O Jacaré: Delcídio volta ao hospital no 14º dia a suportar covid e dengue

    O prefeito desistiu da proposta de proibir a venda de bebida alcoólica, mas prometeu intensificar a realização de blitz para combater o consumo de bebida alcoólica por motoristas. O objetivo é reduzir o número de acidentes de trânsito, principalmente, de motociclistas nos finais de semana.

    Em números gerais, o Estado conta com 24.287 diagnósticos positivos e 357 mortes causadas pela covid-19. A taxa de letalidade já é de 1,5%. O número de pessoas internadas com coronavírus também bateu recorde, com 494 leitos ocupados. São 223 internados na UTI.

    Campo Grande caminha para contabilizar 10 mil casos. Até ontem, a Capital tinha 9.644 infectados, sendo que 119 morreram. A situação também segue fora de controle em Sidrolândia, a 70 quilômetros, com 483 casos confirmados e 12 mortes.

    Após a solenidade de lançamento de obra, marcada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em plena pandemia, a pandemia causa calamidade em Aquidauana, a 130 quilômetros da Capital. Com 10 mortes, a cidade dobrou o número de casos em 24h, de 198 para 346.

    No entanto, a maior preocupação continua sendo a Capital. Houve ocupação de 100% dos leitos em três hospitais: Regional de Mato Grosso do Sul, Santa Casa e El Kadri. O Hospital da Unimed está com 88% dos leitos ocupados.

    https://www.facebook.com/GovernodeMatoGrossodoSul/videos/220219805904667/

    Para o ex-diretor do Ministério da Saúde e pesquisador da Fundação Osvaldo Cruz, Júlio Croda, o colapso no sistema de saúde campo-grandense é inevitável e deve ocorrer a partir da próxima semana. Ele prevê a repetição de cenas como ocorreram em Manaus (AM) e no Rio de Janeiro, onde pacientes chegaram a morrer em casa ou na porta dos hospitais por falta de leitos.

    Croda defendeu que o prefeito Marquinhos Trad, o governador Reinaldo Azambuja ou o Poder Judiciário adotem o isolamento total, com suspensão de todas as atividades, para reduzir o período do colapso. Para o professor, o lockdown é necessário para salvar vidas. Ele disse que a cidade perdeu a capacidade de monitorar os pacientes com a doença.

    A secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, endossou a proposta de Croda e defendeu o isolamento total para minimizar o caos. No entanto, o Governo do Estado tem lavado as mãos na hora de adotar as medidas e se limitando a fazer recomendações. Reinaldo não seguiu o exemplo adotado pelos colegas de São Paulo, João Doria (PSDB), e do Rio de Janeiro, Wilson Wiltzel (PSC), que impuseram o lockdown em nível estadual para salvar vidas.

    https://www.facebook.com/marquinhosmtrad/videos/735440640588672

    No entanto, sensível ao apelo dos empresários, o prefeito Marquinhos Trad não manteve as restrições em vigor desde meados de julho. Ele anunciou a flexibilização das medidas ao lado do presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas, Adelaido Vila, e do diretor da Associação Comercial, Roberto Oshiro.

    O prefeito permitirá a reabertura de restaurantes e bares até as 21h a partir deste sábado. Em live, ele explicou que ao ser proibida de sair às ruas, a população trocou os bares por reuniões ou festas em casas, indo contra o objetivo da proibição, que era evitar aglomerações.

    O comércio terá horário de funcionamento ampliado a partir de agosto, das 9h às 21h, e poderá abrir aos sábados. Shoppings poderão funcionar de segunda a sexta-feira das 11h às 20h. Academias poderão abrir das 5h às 21h.

    Ao fazer o balanço do mini lockdown, Marquinhos lamentou que não teve efeito nenhum. Campo Grande está com uma das piores taxas de isolamento social do País, apesar da cidade ter a segunda maior taxa de contágio do coronavírus, só atrás de Porto Alegre.

    O prefeito apostará nas blitze para reduzir os acidentes de trânsito nos finais de semana na Capital. No entanto, para especialistas, a covid-19 vai sobrecarregar os hospitais e causar colapso a partir da próxima semana.

    Uma das últimas cidades a ser atingida pela pandemia, Campo Grande tem a mesma dificuldade de todas as outras cidades do mundo para frear a pandemia e, em meio a angustia e o medo, ainda vive o dilema: como conciliar a vida sem prejudicar a economia?

    Ambulância chega no El Kadri com paciente do Hospital Regional (Foto: Divulgação)

    campo grande a beira do colpaso júlio croda pandemia do coronavírus reinaldo azambuja santa casa

    POSTS RELACIONADOS

    Antigo detrator de Reinaldo, vereador tem de ‘engolir sapo’ com tucano no comando do PL

    MS 27/07/20253 Mins Read

    Eduardo Bolsonaro contraria o pai e sinaliza apoio a Pollon no Senado em 2026

    MS 23/07/20253 Mins Read

    Uma década após desvio de R$ 2,7 mi na compra de uniformes, julgamento termina em setembro

    MS 22/07/20254 Mins Read

    Reinaldo ignora tornozeleira de Bolsonaro, fala sobre chipa com café e entrega de tratores

    MS 19/07/20253 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Trump descarta adiamento e tarifas começam em agosto

    BR 27/07/20252 Mins Read

    Antes restrita à Amazônia, febre oropouche se espalha pelo país

    BR 27/07/20257 Mins Read

    Antigo detrator de Reinaldo, vereador tem de ‘engolir sapo’ com tucano no comando do PL

    MS 27/07/20253 Mins Read

    IBGE vai ajustar dados passados de desemprego; entenda o porquê

    BR 27/07/20254 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.