O decreto de lockdown em Campo Grande não terá efeito positivo, caso outras 34 cidades que dependem do sistema de saúde do município também não tomem providências semelhantes. Essa foi a explicação oferecida pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) para justificar a decisão de não decretar lockdown na cidade, mesmo com o registro de 928 casos de coronavírus no período de 24 horas na cidade.
[adrotate group=”3″]
Em declaração registrada pelo site Midiamax, o prefeito afirmou que é totalmente contrário ao decreto de lockdown por conta dos municípios do interior de Mato Grosso do Sul que necessitam de apoio do sistema de saúde da Capital. Hoje, em live divulgada por meio do Facebook, Marquinhos afirmou que a cidade tem 83% de ocupação de leitos de UTI, quando há sete dias a lotação era de 81%.
Veja mais:
Sem lockdown, casos explodem na Capital e MS tem recorde assustador de 1,5 mil casos em 24h
Pandemia da covid-19 bate novos recordes em MS com 20 mortes e 749 casos em 24 horas
Apontou, ainda, há baixa letalidade na cidade, mas também, reduzido isolamento da população. O prefeito clamou pela obediência ao toque de recolher e detalhou a realização de asfalto em bairros da cidade.
Ex-senador Delcídio é internado com covid-19
O ex-senador Delcídio do Amaral (PTB) foi internado nesta quarta-feira (21) em decorrência da covid-19. Ele está apresentando os sintomas há oito dias. Ele está internado no Hospital da Cassems.
“Esse vírus é traiçoeiro. Até hoje, com altos e baixos (o tal ioiô), dei conta de ficar em casa isolado mas o negócio deu uma desandada nos meus exames e sintomas, com perda rápida de peso e muito cansaço. Não deu outra: baixei hospital!”, postou o ex-líder petista no Senado.
Vacina para imunizar contra a covid-19 só chega no próximo ano, diz OMS
A vacina contra a covid-19 só deve ser ministrada em escala mundial no próximo ano. A informação é da OMS (Organização Mundial de Saúde), que clama por um acordo entre os países como forma de garantir uma vacina universal e, não apenas, para ricos. O acesso universal da vacina é discussão recorrente, mesmo sem a existência de uma substância eficaz para garantir a imunidade contra o novo coronavírus. Hoje, ao menos 17 ensaios clínicos buscam essa substância. O Brasil integra a rede de pesquisas para chegar à vacina.
Pacientes de câncer resistem mais ao coronavírus e intrigam médicos
Pacientes em tratamento com quimioterapia tendem a tolerar com maior facilidade a infecção causada pelo Sars-Cov-2, o coronavírus causador da covid-19. A conclusão é do departamento de pneumologia do Ministério da Saúde da Rússia. A descoberta ainda traz mais dúvidas que conclusões sobre o porquê da resistência ao coronavírus em pacientes que estão, como é esperado, com o organismo enfraquecido e imudeprimidos. Entre as explicações, está a chamada tempestade de citocinas, que é uma resposta excessiva do sistema imunológico ao vírus e que não ocorreria entre os pacientes que recebem a quimioterapia. Mesmo essa hipótese necessita de explicações, destacam os médicos russos.
Trump afirma que pandemia vai piorar muito antes de melhorar nos EUA
O presidente dos EUA, Donald Trump, mudou de postura diante dos dados da covid-19. Agora, até admite o uso da máscara e retomou o briefing diário para explicar a situação da pandemia aos norte-americanos. As explicações diárias foram abandonadas por meses à medida em que os números de mortes e contaminados aumentava em igual proporção ao discurso negacionista do líder dos EUA.
Trump passou, até, a usar uma máscara em público, o que antes dizia ser uma fraqueza. A postura do mandatário impactou na percepção da população, que passou a duvidar do impacto da pandemia. Agora, Trump usa um discurso de cautela e alerta, chegou a dizer que, nos EUA, a pandemia ainda vai piorar muito antes de melhorar. As autoridades sanitárias norte-americanas informam 3.941.741 infectados e 142.756 mortes por covid-19 nos EUA.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.
Quer ajudar a fazer o boletim covid-19 do Jacaré? Mande sua dúvida que vamos responder
Há muitas dúvidas sobre a pandemia e vamos buscar respostas oficiais para os leitores de O Jacaré. Para participar basta mandar uma mensagem para o e-mail: sandraluz.ojacare@gmail.com que vamos buscar os canais competentes para oferecer a resposta. As perguntas podem ser enviadas até a manhã de quinta-feira. Alertamos que não serão consideradas ofensas aos nossos colaboradores e jornalistas. Ameaças serão devidamente reportadas às autoridades.