A economia brasileira vai contrair 9,1% em 2020, conforme projeção do FMI (Fundo Monetário Internacional), que aponta a atual crise dos mercados mundiais como a pior desde 1930. Todas os países vão assistir queda econômica em consequência da gestão da pandemia de covid-19, segundo o fundo.
[adrotate group=”3″]
Não haverá recuperação imediata e, para o próximo ano, a previsão é de que no próximo ano, a economia mundial cresça 5,4%, ficando ainda 6,5% abaixo do previsto antes da pandemia. Até agora, as medidas fiscais anunciadas pelos países chegam a US$ 11 trilhões, mas é preciso fazer mais para evitar o colapso econômico, aponta o FMI.
Veja mais:
Número de casos cresce 363% e Capital deverá adotar lockdown em julho contra pandemia
No 100º dia em MS, pandemia causa mais oito mortes e bate novo recorde com 393 casos
Boletim Covid O Jacaré: Vacina experimental ativa anticorpos contra o novo coronavírus
Covid-19 pode danificar o sistema nervoso antes da manifestação de outros sintomas
Cientistas norte-americanos descobriram que covid-19 apresenta ameaça global para o sistema nervoso. O estudo desenvolvido pela Northwestern University Feinberg School of Medicine foi divulgado nesta semana e revelou que a doença pode atingir cérebro, medula espinhal, nervos e músculos. Pesquisas anteriores já revelaram que a covid-19 também danifica os músculos do pulmão, rim e coração, deixando o cérebro sem oxigenação, levando a distúrbios de coagulação que podem levar a derrames hemorrágicos ou isquêmicos. A infecção pelo Sars-CoV-2 pode, ainda, apresentar os sintomas neurológicos antes das manifestações comuns ligadas à covid-19, como tosse, problemas respiratórios e distúrbios no olfato.
Pandemia eleva preocupação com escassez de medicamentos
Drogas essenciais para a gestão de saúde pública já estão em falta no Brasil e em todos os países como mais um dos efeitos da pandemia de covid-19. Em um artigo publicado nesta semana na revista Annals of the American Thoracic Society, pesquisadores aconselham governos nas instâncias a atuarem de maneira ética e sólida para gerir essa nova faceta da crise.
Os problemas ocorrem, principalmente, pela necessidade de gestão de longo tempo da terapia em UTIs. Já a OMS, em observação à questão, mantém a recomendação de distanciamento social e uso de máscaras faciais como as únicas formas de evitar a contaminação e, assim, agravar os muitos pontos da crise sanitária gerada pela covid-19.
Europa volta a registrar surtos de covid-19
O aumento das infecções pelo novo coronavírus está levando governos europeus à revisão das medidas de abertura econômica e retomada das atividades pré-corona. Suécia e Portugal são os mais afetados e, agora, enfrentam restrições dos vizinhos, mesmo com a quantidade de casos ainda inferior à maioria dos países do continente.
O escritório regional europeu da OMS (Organização Mundial de Saúde) considerou decepcionante a dinâmica de trabalho dos governos, que levaram à propagação de casos e interrupção do processo de controle da pandemia.
Fazemos o boletim covid-19 porque:
O boletim covid-19 do Jacaré tem como objetivo ajudar a compreender a extensão da emergência sanitária no Brasil e no mundo. Em dezembro de 2019, as autoridades de chinesas de informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19. Em 11 de março, a OMS anunciou que as infecções atingiam proporções epidêmicas.
Desde então foram registrados casos em 188 países. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.