Dermatologistas começam a notificar mais um efeito físico relacionado à covid-19. Não é um sintoma, mas um efeito, a maskne foi nomeada para definir a acne causada pelo uso contínuo de máscaras faciais.

Conforme entrevista da dermatologista Kathleen Suozzi, diretora do programa de Dermatologia e Estética da Universidade de Yale à revista Health, o uso contínuo da máscara pode agravar o quadro da acne. Uma das maneiras de minimizar o problema é seguir os protocolos de higiene, trocar a máscara a cada duas horas, lavar as máscaras de pano constantemente e não abusar da maquiagem.

Veja mais:

Coronavírus é mais uma ameaça. Epidemia de dengue mata 28 e H1N1 chega antes do inverno

Coronavírus infecta 9 por hora em MS e mata mais três, enquanto parte do povo é só festa

Boletim Covid O Jacaré: longe de vacina, doença chegou mais agressiva na América

OMS alerta para vigilância aos casos de gripe, mesmo em plena pandemia

O diretor-geral da OMS (Organização Mundial de Saúde) Tedros Adhanom Ghebreyesus afirmou nesta segunda feira, que a suspensão do monitoramento dos casos de gripe sazonal no hemisfério sul podem ser catastróficos diante da pandemia do novo coronavírus.

“Não podemos perder de vista outros problemas significativos de saúde pública, incluindo a gripe. A gripe afeta todos os países todos os anos e tem seu próprio preço mortal. Essas reduções se devem a uma combinação de problemas, incluindo o redirecionamento de funcionários e suprimentos, laboratórios sobrecarregados e restrições de transporte”, alertou.

EUA revoga uso da cloroquina e hidroxicloroquina para covid-19


A Food and Drug Administration (a vigilância sanitária dos EUA) revogou a autorização de uso de emergência para os medicamentos hidroxicloroquina e cloroquina na condução do tratamento de pacientes de covid-19. A decisão ocorreu após a revisão de pesquisas que indicaram não haver eficácia dos medicamentos para tratar a doença.

Em decisão anterior, a FDA já havia retirado os medicamentos da aplicação generalizada em pacientes de covid-19. Agora, nem nos casos emergenciais os remédios serão utilizados. Com a medida, o órgão acredita que vai suprir a demanda para cloroquina e hidroxicloroquina aos pacientes de lúpus e artrite reumatóide, cuja eficácia é comprovada.

EUA tiram recomendação para usar cloroquina no combate à covid-19

Pandemia deixa Brasil menos atrativo para indústria alemã

A indústria automobilística alemã vai avaliar se vale a pena permanecer com os investimentos no Brasil após as perdas globais causadas pela covid-19. A dúvida foi levantada pelo presidente da Mercedes Benz do Brasil, Philipp Schiemer, em avaliação à forma como o governo brasileiro trata a pandemia do novo coronavírus.

Para o industrial, o posicionamento do governo federal frente à pandemia deixa a desejar e, como todos os mercadores sofrem perdas pelo quadro sanitário, será difícil ter o Brasil como um ponto para investir.

Fazemos o boletim covid-19 porque:

O Boletim Covid-19 de O Jacaré tem como objetivo ajudar a compreender a extensão da emergência sanitária no Brasil e no mundo. Em dezembro de 2019, as autoridades de saúde chinesa informaram a OMS (Organização mundial de Saúde) sobre o surto de uma nova doença, que foi nomeada posteriormente de covid-19.

Desde então foram registrados casos em 216 países, 7.976.383 infecções e 434.849 mortes. Os dados sobre casos e mortes são fornecidos pela Universidade Johns Hopkins, mas podem não representar a totalidade por conta da subnotificação registrada em muitos países, como o Brasil, que mudou a sistemática de divulgação dos indicadores relativos à covid-19.