Nas últimas 24 horas, Mato Grosso do Sul confirmou 256 novos casos de covid-19, novo recorde da pandemia, e se aproxima da barreira dos 3 mil casos com a explosão de casos na Capital e no interior. Pela primeira vez, Campo Grande contabilizou mais de 100 casos em um único dia. Também foi confirmada a 25ª morte causada pelo coronavírus no Estado.
[adrotate group=”3″]
A propagação da doença ganha força justamente na véspera do feriadão de Corpus Christi e com a taxa de isolamento social em queda no Estado. Para reduzir a propagação do vírus, o Ministério Público Estadual quer tornar obrigatório o uso de máscaras. A promotora Filomena Depólito Fluminhan, recomendou a proteção facial em espaços abertos ao público, transporte coletivo, estabelecimentos comerciais, indústrias e de serviços (veja o boletim).
Veja mais:
Boletim Covid O Jacaré: economia mundial afunda a níveis da Segunda Guerra
Com salto de 612% no número de casos em um mês, MS tem a 1ª morte em casa por Covid-19
Com novo recorde da Covid-19, Dourados pode lotar leitos de UTI em até 45 dias, alerta médico
De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira (11), houve aumento de 9,9% no número de casos confirmados no Estado, de 2.597 para 2.853. O maior número foi registrado na Capital, onde o total de casos teve salto de 126, passando de 434 para 560 nas últimas 24 horas.
Dourados teve a confirmação de mais 93 casos, com o número total de doentes passando de 756 para 849. A doença também começa a se fazer mais vítimas em Corumbá (9) e Ponta Porã (6). Com a propagação, a pandemia ganha velocidade nas cinco maiores cidades do Estado. Três Lagoas tem 166 positivos. A Cidade Branca passa a contar com 104 e Ponta Porã, com 49.
Com 118 casos confirmados, Rio Brilhante confirmou a primeira morte hoje, um idoso de 80 anos. O exame deu positivo para covid-19 no dia 1º deste mês. De acordo com a secretária-adjunta estadual de Saúde, Crhistinne Maymone, ele era hipertenso.
Esta é o 5º óbito causado pela pandemia neste mês no Estado, contra 11 no mês passado e oito no mês de abril. A primeira morte foi confirmada em março.
A covid-19 passou a se propagar em São Gabriel do Oeste, onde foram confirmados mais quatro casos. A cidade passou a ter 21 casos. Rio Verde do Mato Grosso confirmou mais três, totalizando quatro casos.
O Governo informou que 65 pessoas estão internadas em decorrência da doença no Estado, um recorde. Atualmente, há 28 pacientes com covid-19 internados na UTI (Unidade de Terapia Intensiva).
Nesta quarta-feira (10) causou polêmica a matéria de O Jacaré sobre a testagem em massa feita nos 600 servidores da Secretaria Municipal de Saúde. No entanto, o secretário José Mauro Castro Filho não divulgou o número de funcionários que tiveram resultado positivo no teste. Apesar de ter sido procurado para falar sobre o assunto, ele optou em falar ao Campo Grande News.
A confirmação de 126 novos casos em 24h na Capital é reflexo, conforme Castro, ao lançamento parcial dos resultados dos testes rápidos no boletim. “Não apresentam mais a fase ativa do vírus, sendo considerados curados”, informou.
A explosão no número de casos na Capital não assusta, porque há grande número de leitos clínicos e de UTI disponíveis. No entanto, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) reforçou o alerta para a população manter o isolamento. “Esse número é resultado da ausência de cumprimento das regras. As pessoas, com o passar dos dias, estão achando que é um vírus que já passou, que aqui não cola”, alertou, ao site.
Devido ao feriado prolongado, Christinne Maymone fez um apelo aos moradores do Estado para que continuem evitando aglomerações, reuniões familiares e viagens. “Não viagem, fiquem em casa”, recomendou.
O mesmo pedido foi repetido pelo secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende. É importante manter os cuidados, como lavar as mãos (ou usar álcool gel), usar máscara e manter o distanciamento social.