Com surto da Covid-19 em Bonito, principal destino do ecoturismo no Estado, e na reserva indígena de Dourados, a mais populosa, Mato Grosso do Sul bateu novo recorde diário, com a confirmação de 29 novos casos nas últimas 24 horas. Conforme o boletim divulgado neste sábado (16) pela Secretaria Estadual de Saúde, em 16 dias de maio, o número de infectados pelo coronavírus dobrou no Estado, de 255 para 508.
[adrotate group=”3″]
O vírus já circula em 38 municípios com a confirmação dos primeiros casos em Fátima do Sul e Glória de Dourados. A secretaria não contabiliza os casos notificados em Caarapó e Sete Quedas, porque se tratam de pacientes de outro estado ou país.
Veja mais:
Pandemia bate novo recorde em MS e aulas devem continuar suspensas para 680 mil alunos
Homem de 38 anos morre de Covid-19 e MS supera Paraguai e Venezuela em número de óbitos
Casos da Covid-19 crescem 40% em uma semana, chegam a 33 cidades, mas Saúde só notifica em 30
Sem licitação, Saúde loca UTI de empresa acusada de desviar R$ 9,1 milhões do HR
O boletim confirmou o 4º óbito consecutivo, desta vez um homem de 53 anos em Três Lagoas, na região leste. Ele tinha diabetes e morreu ontem, três dias depois da confirmação da Covid-19. A cidade já conta com 94 casos confirmados e quatro óbitos, conforme o boletim divulgado pela prefeitura.
No entanto, a preocupação do secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, é que com a rapidez na propagação do coronavírus na região sudoeste – Guia Lopes da Laguna, Jardim e Bonito. Com a confirmação de oito novos casos na região, os três municípios contam com 90 infectados pelo coronavírus.
Principal cartão de visitas e principal ponto turístico de Mato Grosso do Sul, Bonito está com nove casos confirmados, mais três nas últimas 24h. Guia Lopes da Laguna está com 64 casos, mesmo com a cidade em lockdown. Jardim está com 17 casos.
O prefeito Jair Scapini (PSDB) comemorou, ontem, a cura de mais dois pacientes no município. “NOTÍCIA ABENÇOADA. Mais uma vitória alcançada neste luta contra a Covid-19. Hoje mais dois pacientes de alta. Pedimos mais uma vez conscientização da população para que juntos possamos vencer esta batalha. Medidas preventivas salvam vidas”, festejou, em postagem em uma rede social.
Resende não escondeu a preocupação com o avanço no número de casos na região, principalmente, porque a região não dispõe de leitos de UTI para tratar pacientes graves. Outra região que preocupa é Dourados, que teve dez novos casos em 24h.
De acordo com o secretário, a maior parte foi confirmado na Aldeia Bororó/Jaguapiru, que conta com aproximadamente 12 mil moradores e fica encostada no perímetro urbano. A secretaria ampliou o monitoramento na reserva como parte do esforço em conter a propagação do vírus na reserva indígena.
De acordo com a secretária-adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone, 148 pessoas apresentaram os sintomas e aguardam os resultados dos exames. Ela explicou que o número expressivo é resultado da política de ampliar a testagem na população. Em Três Lagoas, o drive thru passou a funcionar todos os dias e a coletar mais material para testes.
Especialistas, médicos e autoridades de saúde são unânimes em informar que as principais medidas de prevenção contra a pandemia do coronavírus são a higienização das mãos (álcool gel ou água e sabão), máscara e isolamento social.
No Brasil, no mesmo dia em que houve a demissão do segundo ministro da Saúde, Nelson Teich, em meio à pandemia, foram contabilizados 220,2 mil casos e 14,9 mil mortes.