Mato Grosso do Sul confirmou a 12ª morte causada pela pandemia da Covid-19 nesta terça-feira (12). Apesar de exames atestarem 405 casos em 34 municípios, a população segue ignorando as recomendações das autoridades de saúde. Em Guia Lopes da Laguna, uma das maiores incidências do País, doentes ignoram o isolamento e estão espalhando o coronavírus entre os 10,3 mil habitantes do município, localizado a 228 quilômetros da Capital.
[adrotate group=”3″]
Nesta terça-feira, a pequena cidade confirmou mais cinco casos, chegando a 39 pacientes com o novo vírus. Outros sete moradores apresentaram os sintomas e aguardam o resultado dos exames. Em Jardim, que fica ao lado, foram confirmados mais quatro casos, totalizando 12 doentes, e 13 estão sob investigação. As duas cidades estão com 51 pessoas infectadas pela Covid-19.
Veja mais:
Casos da Covid-19 crescem 40% em uma semana, chegam a 33 cidades, mas Saúde só notifica em 30
Sem licitação, Saúde loca UTI de empresa acusada de desviar R$ 9,1 milhões do HR
Pandemia tem alta recorde em MS, chega a duas cidades e faz frigorífico dar férias a 400
Em live na manhã de hoje, o prefeito Jair Scapini (PSDB) lamentou o comportamento da população. Apesar do isolamento total (lockdown) desde a semana passada, que incluiu férias coletivas para 400 trabalhadores do Frigorífico Global Brasil, três pessoas com a doença saíram de casa e foram flagradas na fila da agência lotérica.
Scapini afirmou que estava triste com a desobediência. “Encontrei o médico na madrugada de hoje e me contou que três pessoas com o coronavírus estavam na fila da lotérica”, lamentou. Ele vai pedir ao promotor para divulgar o nome de quem quebrar o isolamento e sair às ruas para espalhar o novo vírus. “A situação de Guia Lopes está difícil”, lamentou o tucano.
Enquanto a população segue se comportando como se a pandemia fosse apenas “gripezinha”, como definiu o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a situação segue sem controle. No Estado, houve a notificação de 20 novos casos nas últimas 24 horas, passando de 385 para 405. O número não inclui casos confirmados em Caarapó (2), Tacuru (4) e Sete Quedas (2).
Um homem de 62 anos, de Vicentina, morreu após contrair a Covid-19 em São Paulo. Ele se tratava contra câncer, conforme o boletim da Secretaria Estadual de Saúde.
A tranquilidade dos moradores de Guia Lopes da Laguna pode estar no fato de nenhum dos pacientes terem sido hospitalizados. Todos os doentes estão em isolamento domiciliar.
No entanto, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, teme o agravamento da situação e anunciou a instalação de cinco leitos de UTI na região. Ele vai discutir com os prefeitos para definir qual município receberá os equipamentos. O Governo do Estado vai ajudar no custeio e na manutenção das máquinas.
Dos 405 pacientes acompanhados pela Saúde, 19 estão internados, sendo nove em leitos de UTI. Somente quatro são vagas em hospitais do SUS, onde há 152 disponíveis.
A incidência em Guia Lopes da Laguna é de 394,1 para cada grupo de 100 mil habitantes. Este percentual supera o registrado em cidades em calamidade, como São Paulo (229,2), Belém (258,6) e Rio de Janeiro (158).
Enquanto a maior parte da população de MS ignora a gravidade, a pandemia já matou mais de 12 mil pessoas no País e infectou 172,7 mil. No Mundo, 4,1 milhões contraíram o coronavírus e 286,3 mil morreram.