O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Campo Grande»Disputa pela prefeitura da Capital já tem 13 nomes, mas pandemia vai nortear campanha
    Campo Grande

    Disputa pela prefeitura da Capital já tem 13 nomes, mas pandemia vai nortear campanha

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt20/04/20205 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Márcio e Kemp contam com a máquina do MDB e PT se tornarem competitivos na disputa, enquanto Coronel David ficou sem partido após Mandetta vetá-lo no DEM (Foto: Arquivo)

    Pelo menos 13 pré-candidatos já estão definidos para disputar o cargo de prefeito de Campo Grande nas eleições deste ano. A pandemia causada pelo coronavírus deverá marcar a campanha eleitoral. Pela primeira vez em décadas, grandes obras ou falta de projetos de infraestrutura deverão nortear o debate na sucessão municipal.

    [adrotate group=”3″]

    A expectativa é de que a Covid-19 perca força até setembro, quando começa a campanha eleitoral, e a população deverá priorizar as ações de retomada da economia, para garantir a geração de empregos e a recuperação da renda dos trabalhadores e empresas. O eleitor deverá deixar em segundo plano as prioridades típicas, como saúde, educação, pavimentação e iluminação pública.

    Veja mais:

    Pesquisa encolhe adversários e até arrisca prever vitória de Marquinhos no primeiro turno

    Pesquisa aponta liderança de Marquinhos e eleva pressão sobre André e Rose na sucessão municipal

    Aprovado em processo seletivo para ser prefeito, empresário quer reduzir privilégios e custos da máquina

    Com o trabalho elogiado até o momento no combate à pandemia, Marquinhos terá o apoio do primo, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM). No início do mês, o médico causou polêmica ao intervir no diretório municipal do partido para impedir a filiação do deputado estadual Coronel David, que deixou o PSL e planejava ser candidato a prefeito com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Mandetta vetou porque já fechou o apoio à reeleição do prefeito.

    No entanto, os 12 adversários vão centrar fogo nos efeitos das medidas adotadas por Marquinhos, como o fechamento do comércio, das igrejas e dos shoppings. A campanha será marcada pela polêmica do que vale mais, salvar vidas ou a economia. Este tema também deverá marcar a eleição dos Estados Unidos, a ser disputada por Donald Trump e Joe Binden.

    Os principais adversários de Marquinhos serão três deputados estaduais e um procurador de Justiça. Márcio Fernandes (MDB) é a aposta do partido para retornar à prefeitura após oito anos, mas que já comandou por duas décadas. O ex-governador André Puccinelli (MDB) será o principal cabo eleitoral.

    Mandetta articulou apoio à reeleição do prefeito Marquinhos Trad (Foto: Midiamax)

    Capitão Contar (PSL) aposta no apoio de Bolsonaro e na militância da direita. O grupo vem fazendo barulho nas redes sociais ao criticar a quarentena, que pode causar colapso na economia. O deputado até saiu em defesa de Bolsonaro, que passou a ser bombardeado por todos os poderes após participar de um ato em defesa da intervenção militar e do fechamento do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal.

    Na disputa pela primeira vez de um cargo executivo, Pedro Kemp (PT) tem a militância petista e o ex-governador Zeca do PT. O petista pode ter o inédito apoio do PSOL, que caminha para substituir o PCdoB. Conta a favor o ânimo petista, que voltou com tudo após o fiasco das eleições de 2016.

    Outro nome é o procurador de Justiça Sérgio Harfouche, que se filiou ao Avante. O principal fator foi o desempenho na disputa do Senado em 2018, quando ficou em primeiro lugar em Campo Grande, superando o ex-prefeito Nelsinho Trad (PSD), que acabou eleito com o apoio do interior.

    O ex-secretário estadual de Infraestrutura, Marcelo Miglioli (SD), e o empresário Sérgio Murilo, do Podemos, apostam na estrutura financeira para surpreender nas urnas. Miglioli teve o apoio de Reinaldo na campanha para o Senado, mas acabou não retornando ao Governo após a derrotada.

    Empresário Sérgio Murilo vai ser o candidato do Podemos (Foto: Arquivo/TopMídiaNews)

    O empresário Guto Scarpanti (Novo) aposta na vontade do eleitor na mudança e no discurso de reduzir o tamanho da máquina. O ex-senador Delcídio do Amaral (PTB) cogita disputar a prefeitura, mas ainda não conseguiu anular a decisão que o tornou inelegível até 2026.

    Outro integrante do Ministério Público é Esacheu Nascimento, que deixou a presidência da Santa Casa de Campo Grande para disputar a prefeitura. O mote da campanha será reestruturar o sistema público de saúde do município.

    Completam a lista dos pré-candidatos o ex-secretário municipal de Habitação, Paulo Matos (PSC), o advogado Mário Fonseca (PCdoB) e o ex-vereador Marcelo Bluma (PV).

    Maior força na Câmara Municipal e apesar de ter disputado o segundo turno nas eleições de 2016, o PSDB caminha para indicar o candidato a vice-prefeito na chapa de Marquinhos. O partido praticamente bateu o martelo no nome do atual presidente da Câmara Municipal, João Rocha.

    Caso dê certo a ideia tucana, os vereadores vão repetir o que ocorreu em 2008, quando Edil Albuquerque, então presidente do legislativo, foi indicado para ser o candidato a vice-prefeito na chapa de Nelsinho.

    Miglioli anunciou o apoio do PMN ao lado dos presidentes regional, Alexandre Rezende (esquerda), e do diretório municipal, Clodoaldo Guimarães (direita) (Foto: Divulgação)

    escacheu nascimento guto scarpanti marquinhos trad paulo matos pedro kemp

    POSTS RELACIONADOS

    Câmara aprova repúdio a Eduardo Bolsonaro por críticas a Tereza Cristina: “Menino mimado”

    Campo Grande 16/10/20253 Mins Read

    Juiz decreta revelia de ex-prefeito e ex-secretário em ação para anular contrato do lixo com Solurb

    Campo Grande 14/10/20253 Mins Read

    PT inicia périplo de encontros regionais para convencer Fábio a disputar o Governo em 2026

    MS 03/10/20253 Mins Read

    Bolsonaristas raiz descontentes com Reinaldo podem impulsionar Novo nas eleições de 2026

    MS 25/09/20253 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Fux anula decisão do STJ e salva megaoperações contra lavagem de milhões do tráfico em MS

    MS 16/10/20253 Mins Read

    Operação investiga empresas para rastrear uso de metanol em bebidas e cumpre 3 mandados em MS

    BR 16/10/20253 Mins Read

    Moraes manda DPU assumir a defesa de Eduardo Bolsonaro no STF

    BR 16/10/20252 Mins Read

    Câmara aprova repúdio a Eduardo Bolsonaro por críticas a Tereza Cristina: “Menino mimado”

    Campo Grande 16/10/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.