Boletim da Secretaria Estadual de Saúde confirmou oito novos casos de coronavírus em Mato Grosso do Sul nesta segunda-feira (30). No entanto, dos 44 pacientes positivos, 20 (40%) estão curados, já que não apresentaram mais os sintomas e deixaram o isolamento. Com a pandemia sob controle, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) anunciou a reabertura das agências bancárias, que ficaram fechadas por oito dias.
[adrotate group=”3″]
Após ficar de quarentena total por uma semana, a Capital começa a dar os primeiros passos para retomar a atividades. Na sexta-feira, Marquinhos autorizou a reabertura das lotéricas e dos restaurantes, acatando determinação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). No entanto, 80% dos restaurantes continuam fechados na cidade.
Veja mais:
STF suspende pagamento da dívida e MS pode ter R$ 300 milhões para combater pandemia do coronavírus
SUS está preparado para a pandemia, mas pode não suportar demanda, avalia infectologista da UFRJ
Mandetta alerta Bolsonaro: não é gripezinha e “caminhões podem levar caixões”, diz jornal
Nesta segunda-feira, a prefeitura permitiu a reabertura das lojas de materiais de construção e das obras da construção civil. No entanto, conforme os decretos, todas as atividades devem adotar rigorosas medidas de prevenção, como disponibilização de álcool gel 70º para clientes e funcionários, respeito a distância de 1,5 metro.
Conforme decreto publicado em edição extra do Diário Oficial, os bancos e cooperativas de crédito podem reabrir amanhã. Os estabelecimentos deverão evitar aglomerações de clientes, organizar filas com distância mínima de 1,5 metro de distância entre as pessoas e fornecer álcool gel para os clientes na entrada e na saída do estabelecimento.
Outra medida é a higienização das máquinas de cartão e caixas eletrônicos todas as vezes em que forem utilizados pelos clientes. Os estabelecimentos deverão dar preferencial para idosos, diabéticos, hipertensos, entre outros que integram o grupo de risco.
“Nesses locais, não poderão haver aglomerações e o atendimento priorizado para clientes que têm mais dificuldades com os serviços autônomos. Em relação aos outros setores, avolta gradual será feito apenas no próximo dia 7 de abril”, destacou o prefeito.
A reabertura das agências bancárias é uma boa notícia principalmente para os aposentados e beneficiários do INSS, que começaram a receber na semana passada e possuem mais dificuldades em receber no caixa eletrônico.
O transporte coletivo também será reforçado e permitirá o transporte além dos profissionais da saúde. Os usuários deverão tomar as precauções para evitar aglomerações.
A afrouxamento da quarentena foi mantido apesar do boletim ter informado sete novos casos da Covid-19 em Campo Grande, onde já foram contabilizados 36 casos. Outros oito foram contabilizados no interior: Batayporã (3), Dourados (2), Ponta Porã (1), Sidrolândia (1) e Rio Verde do Mato Grosso (1).
A boa notícia é que 40% dos pacientes já estão curados – não apresentam os sintomas e já deixaram a quarentena. Apenas 15% estão internados, sendo seis em Campo Grande e um Batayporã. Dezessete pessoas estão com os sintomas, mas como o estado de saúde não é grave, permanecem em isolamento domiciliar em casa.
Mesmo com a situação sob controle, o Governo do Estado mantém o hospital de campanha montado no estacionamento do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian.
Outra medida que deve ser estendida até o fim do mês será a suspensão das aulas nas escolas públicas e privadas e universidades.
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, voltou a defender o isolamento social como principal programa para combater a pandemia.