Pelo menos 40 denominações evangélicas seguiram as recomendações feitas pela prefeitura e suspenderam os cultos em Campo Grande por causa da pandemia do coronavírus. De acordo com o pastor Ronaldo Leite Batista, coordenador do Conselho Municipal de Pastores, as celebrações passaram a ser realizadas em salas digitais ou por meio de grupos de aplicativos.
[adrotate group=”3″]
Os evangélicos campo-grandenses não seguiram a linha do pastor Silas Malafaia, que desafiou as autoridades de saúde e manteve a realização dos cultos. No entanto, apesar de ter ganho o apoio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que classificou a pandemia que matou 9,7 mil pessoas no mundo como “gripezinha”, o religioso recuou neste sábado.
Veja mais:
TJ concede prisão domiciliar a devedores de pensão e juiz solta 204 presos em Dourados por causa de coronavírus
Emergência: shoppings devem ser fechados e postos de saúde só vão atender emergências
Marquinhos confisca máscaras, proíbe corte de água e reduz jornada de servidores
Médico defende quarentena obrigatória para frear avanço da pandemia em MS
MS está preparado? Falta máscara em hospital referência e material para fazer exame do coronavírus em laboratório
Em vídeo postado na internet, Malafaia anunciou a suspensão dos cultos porque estaria sendo pressionado por prefeitos e governadores e pela Justiça. Ele também se queixou da suspensão do transporte público, como ocorreu no Rio de Janeiro.
Na Capital sul-mato-grossense, os pastores evangélicos decidiram seguir à risca as determinações do prefeito Marquinhos Trad (PSD). Inicialmente, ele permitiu aglomerações de 100 pessoas. Na quarta-feira, a restrição caiu para 50. Agora, o prefeito reduziu para 20 pessoas.
“Assim sendo é de senso comum da maioria dos Pastores do Conselho Municipal que vamos acompanhar as direções dadas pelas nossas autoridades competentes. A maioria das igrejas com portes de cultos acima de 20 pessoas já cancelaram suas reuniões em seus edifícios”, afirmou.
No Mundo | |
Confirmados | 272.166 |
Mortos | 11.299 |
Curados | 87.256 |
Fonte: El País | |
No Brasil | |
Confirmados | 904 |
Mortos | 11 |
Curados | 2 |
“Contudo a internet está cheia de cultos on-line assim como através do Facebook ou Instagram as igrejas estão fazendo várias lives passando a mensagem do evangelho, assim como o Youtube está sendo usado para cultos ao vivo para que as pessoas cultuem a Deus de seus próprios lares”, explicou.
O religioso compara a recomendação das autoridades, para a população ficar em casa, a história de Moisés narrada no Velho Testamento. Na 10ª praga jogada por Deus sobre os egípcios, os hebreus foram orientados a ficar dentro de seus lares para a primeira Páscoa. “A proteção de Deus está dentro de suas casas”, recomendou o Ronaldo.
A mesma orientação vem sendo seguida pela Igreja Católica. Na quarta-feira (18), o arcebispo Dom Dimas Lara Barbosa determinou a suspensão das missas, grupos de oração e qualquer reunião nas igrejas da Arquidiocese de Campo Grande, engloba mais oito municípios. No entanto, ele determinou que as igrejas fiquem abertas e o Santíssimo Sacramento fique exposto para adoração pelos fieis durante o dia.
Os espiritas também seguiram a recomendação. O Centro Espírita Fé, Amor e Caridade, localizado no Centro da Capital, suspendeu todas as atividades desde quarta-feira.
Vamos evitar o pânico e medo, que não ajudam em nada, e aplicar a fé, diz pastor
“Uma palavra de Fé e Esperança para todos, baseada no Amor de Deus.
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem. (Hebreus 11:1)
Quem é prudente vê o perigo e se esconde, mas os inexperientes vão em frente e sofrem as consequências. (Provérbios 22.3)
A Fé é calcada no invisível para olho físico mas completamente visível para os olhos da fé, o Cristão constrói sua vida com a firme certeza de que tudo foi criado por Deus, que Ele é quem governa, e que Jesus é superior a tudo e todos, e que o Espirito Santo está em nós, assim podemos ter a firme esperança de que teremos o Happy End (Final Feliz).
Por isso em meio a essa Pandemia, cremos que o Senhor Nosso Deus está no controle e nos abençoará sempre.
Vamos tomar todas as precauções necessárias para conter o crescimento desenfreado da COVID 19. Precisamos lavar as mãos com regularidade, não as levar aos olhos e a boca.
Não abraçar, não ficar tocando pessoas, precisamos evitar contato. O correto agora é que todos que puderem fiquem em casa. Enfim fazermos tudo que for necessário para evitar o contágio.
Essa é uma luta de todos. Vamos nos unir contra esse inimigo terrível que é o Corona vírus. Evitemos o pânico e o medo que não ajudam em nada. Vamos aplicar a Fé, ter Esperança, pois sabemos que Deus nos ama.“
Pastor Ronaldo Leite Batista, da 1ª Igreja Batista de Campo Grande