As igrejas católicas de Campo Grande cancelaram a maior parte das celebrações e reuniões como parte do esforço para minimizar a chegada da pandemia do coronavírus em Campo Grande. Para não abandonar os fiéis no momento de pânico, algumas vão apostar em grupos de oração e novenas virtuais. Para manter a comemoração do padroeiro na quinta-feira (19), a Paróquia de São José ampliou de duas para seis missas e suspendeu a tradicional procissão, realizada há 71 anos.
[adrotate group=”3″]
O Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro suspendeu missas, novenas, Cerco de Jericó, Via Sacra e Caminhada da Fé, que contavam com a participação de aproximadamente 30 mil fiéis por semana. Só a tradicional novena de quarta-feira atrai 25 mil pessoas.
Veja mais:
Contra coronavírus, Marquinhos suspende de aulas até cultos e missas; Reinaldo mantém rotina
Após Nelsinho ter exame confirmado, deputado é isolado e faz teste para coronavírus
Coronavírus em herdeiro da TV Morena cria uma onda de boatos em Campo Grande
Em nota oficial, o pároco Reginaldo Padilha, informou que uma novena será realizada na quarta-feira, às 16h, mas apenas para ser transmitida pelo Facebook, na página da paróquia e pela TV Imaculada. No domingo, a missa a ser transmitida será das 10h. Na quinta-feira, a transmissão será a missa do Santíssimo das 19h.
“Não é alarde, é caridade manifestada aos irmãos e irmãs mais suscetíveis a contraírem o novo coronavírus, o qual tem alta taxa de transmissão”, afirmou padre Reginaldo. No entanto, a igreja ficará aberta.
A Comunidade Católica Boa Nova também suspendeu missas, grupos de oração, encontros e reuniões. De acordo com o fundador, Naor Antônio, a ação faz parte dos esforços para prevenir contra a Covid-19 e cuidar dos mais frágeis. A suspensão vale por 15 dias. O grupo de oração de quarta-feira será transmitido no horário normal na página da comunidade nas redes sociais.
A Igreja São José, uma das mais tradicionais de Campo Grande, manteve o cronograma das celebrações do padroeiro. No entanto, para diminuir o número de participantes nas celebrações, que não pode superar 100 para atender a recomendação do município, o padre Antônio Ribeiro Leandro decidiu ampliar o número de missas na quinta-feira, de duas para seis: 6h15, 12h, 16h, 17h, 18h E 19h.
Ele suspendeu a procissão, que era realizada há 71 anos. O bolo de São José vai ser cortado às 17h para ser distribuído ao longo das missas. A estratégia é reduzir o número de pessoas no salão paroquial.
Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, o padre orientou que pessoas com sintomas da gripe, maiores de 60 anos e gestantes fiquem em casa. A paróquia vai transmitir a missa de São José às 19h pela WebTV.
Conforme decreto publicado hoje pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD), todos os eventos, religiosos, artísticos, culturais, oficiais e políticos, com a participação de mais de 100 pessoas, devem ser suspensos. A prefeitura poderá cassar o alvará de quem descumprir a determinação.
Os estudantes da rede municipal de ensino vão ter as aulas suspensas por 20 dias a partir de quarta-feira (18). A UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) suspendeu as aulas presenciais de 10 mil universitários por 15 dias, a partir de hoje (16).
O Museu Dom Bosco, que recebe cerca de 20 mil visitas por ano, também fechou as portas. O Shopping China, tradicional ponto de venda de importados em Pedro Juan Cabellero, ficará fechado por tempo indeterminado.
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) suspendeu as férias dos bombeiros e profissionais da saúde. No entanto, ele manteve as aulas nas escolas estaduais.
Aliás, até o Paraguai já impôs quarentena aos cidadãos, seguindo recomendação da Organização Mundial de Saúde. O tucano não considera importante suspender as atividades no momento.