Após a confirmação do coronavírus no senador Nelsinho Trad (PSD) nesta sexta-feira (13), o seu irmão, o deputado federal Fábio Trad (PSD) também seguiu o protocolo de ficar isolado e fará o exame na manhã de hoje. Como o sul-mato-grossense teve várias reuniões e circulou no Senado após o retorno dos Estados Unidos, todos os senadores serão submetidos ao exame.
[adrotate group=”3″]
O exame em Nelsinho deu positivo para a Covid-19 após ele integrar a comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em viagem aos Estados Unidos. O chefe da Secretaria de Comunicação, Fábio Wajngarten, e embaixador do Brasil em Washington, Nestor Foster, também estão com a doença.
Veja mais:
Coronavírus em herdeiro da TV Morena cria uma onda de boatos em Campo Grande
Com falhas no combate a dengue, doença eterna, MS fica em pânico a espera do coronavírus
Integrante de comitiva de Bolsonaro em viagem aos EUA, Nelsinho Trad faz exame para coronavírus
Na noite de ontem, o ex-prefeito da Capital divulgou nota para confirmar a doença. “Estive, como todos sabem, a trabalho, representando o Senado Federal na viagem com o presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos. No retorno ao Brasil, fomos todos da comitiva que viajou com o presidente surpreendidos, quando um dos integrantes do voo de regresso foi positivado para o Covid-19. Segui fiel e estritamente os protocolos de quem se enquadra em comunicante de caso. Fiz o exame, que resultou positivo”, contou Nelsinho.
Ao contrário do divulgado pela assessoria e pelo irmão, em vídeo gravado com máscara, Nelsinho diz que apresentou os sintomas da doença. No entanto, o senador disse que os sintomas estão leves. “Só está um pouco apreensivo em função da filha e da esposa”, tinha afirmado Fábio Trad.
Nelsinho segue em quarentena no apartamento no Distrito Federal, junto com a filha e a esposa. “Serenamente, com fé em Deus, e atendendo todas as orientações dos profissionais de saúde envolvidos nesse enfrentamento, estou em casa com a minha família, guardando o período de isolamento. Não há de se agravar. Com fé em Deus, sempre aprendi que problemas existem para serem solucionados”, ressaltou o senador.
Como teve contato com a irmão no período, Fábio Trad também cumpre quarentena em Brasília. Ele faz o exame para o coronavírus na manhã deste sábado. Relator da PEC em Segunda Instância na Câmara dos Deputados, ele poderá ficar afastado do trabalho por até 14 dias.
Nelsinho e Fábio são irmãos do prefeito da Capital, Marquinhos Trad (PSD), e primos do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.
Nelsinho também teve contato com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM), e vários parlamentares. “Fez contato com muita gente”, confirmou Fábio. No entanto, ele não soube quais os procedimentos serão adotados em relação aos outros.
A deputada federal Rose Modesto (PSDB) e a senadora Simone Tebet (MDB) também teriam confidenciado a amigos que tiveram contato com o presidente da Comissão de Relações Exteriores.
O presidente Jair Bolsonaro também cumpre quarentena em decorrência de ter viajado ao lado de Nelsinho e do secretário de Comunicação. Ontem, ele anunciou que o primeiro exame deu negativo para o coronavírus. No entanto, o presidente aguarda o resultado de outro exame e continua cumprindo quarentena.
Até o momento, a Covid-19 já tem mais de 150 casos confirmados no Brasil e levou a decretação de estado de emergência no Distrito Federal e no Rio de Janeiro.
No mundo, a doença já infectou mais de 120 mil pessoas em 100 países e matou mais de 4,5 mil pessoas.