Com atraso de dois meses e meio, a tarifa do pedágio terá redução de 53,94% na BR-163 a partir de sábado (30). Conforme portaria da ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), o sul-mato-grossense terá pelo menos uma boa notícia em meio ao pacote de maldades do Governo do Estado no fim de ano. Os novos valores para automóveis vão oscilar entre R$ 2 e R$ 3,90 (veja os novos valores no Diário Oficial da União).
[adrotate group=”3″]
No entanto, a CCR MS Via pode seguir o exemplo da concessionária baiana e não cumprir a decisão de reduzir a tarifa. Só que o grupo em operação na Bahia obteve aval da Justiça Federal para não seguir a determinação da agência.
Veja mais:
Sem duplicação, mortes em acidentes na BR-163 crescem 50% e receita da CCR despenca 42%
Cidadão sem vez! CCR não reduz pedágio na BR-163, ANTT vacila e atrasa queda de 53% no valor
ANTT enquadra CCR e valor do pedágio pode ter redução de 54% em setembro
Em dificuldade financeira, a concessionária sul-mato-grossense teve quebra abrupta na receita, passou a registrar prejuízo milionário e suspendeu todas as obras de duplicação da rodovia. Para não ser multada pela ANTT, conforme prevê o contrato assinado como Governo federal, a empresa obteve liminar para impedir a punição.
De acordo como representante da empresa, Guilherme Mota Gomes, a redução dos valores pela metade pode comprometer as atividades da companhia. Apesar de ter proposto a extensão do índice de 53,94% ao longo do contrato de duas décadas, ele alertou para o risco de tarifaço no próximo ano.
O valor do pedágio deveria ter redução no dia 14 de setembro deste ano, data base cumprida à risca quando a medida beneficiava a empresa. Até o ano passado, o Governo autorizou aumento na tarifa, mas titubeou neste ano ao adotar uma medida favorável ao consumidor.
No dia 12 deste mês, durante reunião da diretoria da ANTT, o diretor Marcelo Vinaud, propôs a redução de 53,94%. O diretor Weber Ciloni pediu vistas. Na terça-feira (26), os diretores aprovaram a redução, que acabou aprovada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (27).
De acordo com a assessoria do órgão, houve arredondamento tarifária para facilitar a fluidez do tráfego nas nove praças de pedágio. Os efeitos econômicos do arredondamento são sempre compensados no processo de revisão subsequente. Ou seja, se neste ano a tarifa foi arredondada para cima, no próximo ano, será reequilibrada para baixo.
O usuário ficará na expectativa se a concessionária vai cumprir a determinação da ANTT e reduzir a tarifa no sábado.
No entanto, o Governo federal ainda precisa fazer acerto de contas pelos investimentos feitos pela CCR nos últimos seis anos na BR-163, inclusive na duplicação de 150 quilômetros, praças de pedágio e SAU (Serviço de Atendimento ao Usuário).
Caso haja a redução, será um alívio para o sul-mato-grossense que planeja viajar da carro no fim de ano após ao aumento no Fundersul e no ICMS da gasolina, o pacote de maldades de Reinaldo aprovado pelos deputados estaduais.
1 comentário
Pingback: Alegria durou pouco… desembargadora polêmica suspende redução e pedágio volta a ficar mais caro na 163 – O Jacaré