O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) elevou em 52,4% os gastos com as agências de publicidade nos últimos 12 meses. De acordo com o Portal da Transparência, o montante destinado à propaganda desde a posse do tucano, em 1º de janeiro de 2015, até esta semana já soma R$ 252,2 milhões, apesar da suposta grave crise econômica enfrentada pelos cofres públicos estaduais.
No dia 9 deste mês, o Governo começou a renovar, pela 9ª vez, os contratos com 11 empresas de marketing e comunicação. Conforme o extrato publicado no Diário Oficial do Estado e assinado pelo secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel, o gasto previsto continua em R$ 35 milhões por seis meses.
Veja mais:
Saúde fica sem verba, mas Reinaldo torra R$ 65 milhões em propaganda e prevê gastar mais R$ 35 milhões
Governo fecha escola e atrasa verba para a saúde, mas mantém gasto milionário com propaganda
Quando houve a sétima renovação dos contratos, em 16 de outubro do ano passado, O Jacaré levantou o valor desembolsado para as 11 agências e chegou ao valor total de R$ 165,4 milhões.
Agora, conforme o Portal da Transparência, o gasto com publicidade subiu 52,4% em 12 meses e o total empenhado totalizou R$ 252,298 milhões. Isso representa acréscimo de R$ 86,8 milhões em um ano, coincidentemente, o período de pré-campanha e campanha eleitoral. Reinaldo é candidato à reeleição e obteve 44,61% dos votos no primeiro turno.
Em média, o gasto com propaganda é de R$ 63 milhões por ano, 10% abaixo do limite máximo previsto no contrato de R$ 70 milhões – R$ 35 milhões por semestre.
O valor é muito superior ao revelado pelo candidato tucano no debate promovido no primeiro turno pelo jornal Midiamax. Ao ser provocado pelo adversário Marcelo Bluma (PV), Reinaldo informou que o gasto com publicidade era de aproximadamente R$ 160 milhões – valor desembolsado até outubro do ano passado e revelado pelo site O Jacaré.
Na oportunidade, o governador repetiu o mantra predileto nos debates, de que o candidato de oposição estava mal informado sobre o valor destinado às agências de publicidade. Os números estão disponíveis no Portal da Transparência.
O ranking das agências
- Think Service Design – R$ 37.318.757,97
- Art e Traço Publicidade e Assessoria – R$ 34.692.780,34
- Agilitá Publicidade – R$ 32.551.417,47
- Novo Engenho Comunicação Integrada – R$ 25.193,188,84
- Ramal Propaganda – R$ 24.640.849,14
Fonte: Portal da Transparência
Na oportunidade, o ex-vereador da Capital considerou o montante excessivo para um Estado em crise, que vem impondo sacrifícios à população. Os 75 mil servidores públicos estaduais só tiveram reajuste de 6,07% nos salários na atual gestão devido à política de contenção de gastos. A defasagem nos salários é de 23,44%, considerando-se cálculos do Dieese (Departamento Intersindical de Estudos Econômicos).
A saúde foi outro setor prejudicado com a restrição de recursos. O Hospital do Trauma ficou fechado cinco meses após a inauguração em março deste ano devido à falta de R$ 10 milhões por mês. Enquanto a nova unidade com 100 leitos e cinco centros cirúrgicos ficou fechada, pacientes em estado grave eram mantidos nos corredores dos hospitais e em leitos improvisados nos postos de saúde.
A falta de dinheiro foi um dos motivos pela não conclusão do Aquário do Pantanal, que deveria custar R$ 84 milhões, mas segue inacabado após ter mais de R$ 230 milhões em investimento. Reinaldo excluiu itens do projeto original para reduzir o custo de R$ 71 milhões para R$ 38 milhões.
Os R$ 252.298.697.97 empenhados em publicidade de 1º de janeiro de 2015 até hoje explica o esforço dos jornais, sites e emissoras de televisão em ignorar as denúncias contra o governador e dar ampla repercussão aos casos envolvendo o adversário.