A penúltima semana da campanha eleitoral começa com debate entre os candidatos a governador, novas pesquisas eleitorais e o julgamento da candidatura a senador de Delcídio do Amaral (PTC). A perspectiva é a maior parte do eleitorado entre no clima da eleição e comece a definir os rumos de Mato Grosso do Sul na reta final da eleição.
[adrotate group=”3″]
O debate promovido pelo Midiamax, a partir das 20h desta segunda-feira, deve ser o primeiro com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) após a Operação Vostok, na qual é acusado de receber R$ 67,7 milhões e causar prejuízo de R$ 209,7 milhões aos cofres estaduais.
Veja mais:
Ranking mostra queda de vantagem de Reinaldo sobre Odilon
Candidatos a governador devem participar de cinco debates em MS
Com medo de ex-secretário ser engolido, PSDB pede impugnação de Delcídio
O tucano já faltou aos debates promovidos pela Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação), Grande FM de Dourados e Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis). Nos confrontos, o governador tem sido alvo de quatro candidatos: o juiz Odilon de Oliveira (PDT), Marcelo Bluma (PV), Júnior Mochi (MDB) e João Alfredo (PSOL). Este último e Humberto Amaducci (PT) ainda miram a metralhadora para o pedetista.
Amanhã ainda está prevista a segunda pesquisa do Ibope. A primeira tinha previsto a vitória de Azambuja no primeiro turno. O instituto cancelou o levantamento, previsto para quinta-feira, para incluir Delcídio, que se habilitou no último minuto. A expectativa é de saber quem perde com a entrada do ex-petista na arena política deste ano.
Aliás, nesta semana, o Tribunal Regional Eleitoral deve julgar a candidatura de Delcídio, alvo de dois pedidos de impugnação, da coligação de Reinaldo e da Procuradoria Regional Eleitoral. Ambas citam a cassação do mandato de senador em 2016, que lhe cassou os direitos políticos até 2026.
Delcídio já sinalizou que não vai desistir e pretende recorrer até ao Tribunal Superior Eleitoral para manter a candidatura. Ele se apegou à sentença da Justiça Federal do Distrito Federal, que o absolveu da acusação de comprar o silêncio e ajudar na fuga do ex-diretor da Petrobras, Nestor Cerveró.
O maior risco para os 12 candidatos a senador é a manutenção de Delcídio na disputa. Mesmo sob júdice, ele pode tirar votos fundamentais para uma disputa que se desenha acirradíssima e deixar favoritos a ver navios após a abertura das urnas. Na prática, Delcídio pode ter os votos anulados, mas o estrago já terá feito.
Além do Ibope, outras cinco pesquisas estão registradas e podem ser divulgadas no decorrer da semana. O Instituto Ranking, que vem apontando crescimento de Mochi e dá como certo o segundo turno, divulgará nova rodada na quarta-feira.
Na quinta-feira podem ser divulgados os levantamentos registrados pelo instituto do Midiamax, que não divulga nenhum resultado há vários meses, e da Real Time, com apenas um levantamento divulgado pela TV MS Record, mas questionado pela Justiça.
O Ipems/Correio do Estado, que aponta estagnação de Mochi com 7% e risco de Reinaldo vencer no primeiro turno, divulga nova rodada na sexta-feira. Até o Ibrape, que não tem números divulgados faz tempo, registrou pesquisa e pode divulgá-la nesta semana.
O Jacaré vai tentar divulgar todos os números e comparar os números com o resultado da eleição.
Onde ver o debate
- No Portal: www.midiamax.com.br
- No canal: Midiaxplay, no Youtube: https://www.youtube.com/midiamaxplay
- Na página do Jornal Midiamax no Facebook: www.facebook.com/midiamax
- Na Band MS: canal 13 da TV aberta/ canal 19 da Net / 13 e 413 na Sky
- Na TV COM: canal 4 da NET
- Na TVE: canal 4.1 da TV aberta e 15 da NET
- Nas rádios:
- Rádio Difusora Pantanal FM 101,9 – Campo Grande e região
- Rádio Caçula FM 96.9 – Três Lagoas e região do Bolsão
- Rádio Band FM 104,7 – Grande Dourados
- Rádio Marabá FM 93,9 – Maracaju
- Rádio Serrana FM 88,7 – Nioaque
- Rádio Serra FM 106,5 – Rio Verde Mato Grosso
- Rádio Montana FM 89,9 – Inocência
- Rádio Band FM 88,5 – Paranhos
- Rádio Corumbá FM 98,9 – Corumbá e região
- Rádio Pindorama AM 1310 – Sidrolândia
- Rádio Nova Paiaguás AM 1490 – Glória de Dourados
- Rádio Cidade AM 1570 – Aparecida do Taboado
- Rádio Nova Difusora AM 1570 – Caarapó
- Rádio Nova Piravevê AM 1540 – Ivinhema
- Nova FM 99,1 Rede Aleluia – Campo Grande
- Rádio Deus é Amor FM 92,3 – Selviria
- Rádio Líder 102,1 FM – Bella Vista Norte, Bela Vista, Caracol, Antônio João, e parte da zona Rural de Jardim
- Rádio Auxiliadora 105,9 FM – Amambaí
- Rádio 90,7FM – Ribas do Rio Pardo
- Rádio Vale 102FM – Coxim