A disputa pelo comando do Ibama em Mato Grosso do Sul faz uma prévia da guerra política entre o MDB e PSDB nas eleições deste ano. O ex-governador André Puccinelli (MDB) deu baile nos tucanos, detonou o indicado para o partido e colocou o marido da secretária como novo superintendente regional do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis.
[adrotate group=”3″]
A chefia do órgão estava vaga desde o início de abril com a saída de Dorival Betini, que pretende disputar a vaga de senador nas eleições deste ano pelo PMB. Responsável pela sua indicação para o cargo, o deputado federal Geraldo Resende (PSDB) pretendia manter o controle do órgão federal.
Veja mais:
Delatores da JBS apontam cinco fatos novos envolvendo Reinaldo, André e Zeca
Recursos infinitos atrasam Lama Asfáltica e causam frustração social, admite juiz
O novo superintendente foi definido no dia 1º deste mês com a nomeação do diretor de licenciamento do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Borges Barros de Araújo. Ele teve o aval do presidente regional do PSDB, o deputado estadual Beto Pereira, e de Resende.
A reviravolta ocorreu nesta sexta-feira. Em Brasília desde quarta-feira, quando acompanhou um grupo de 25 prefeitos, o ex-governador André Puccinelli articulou nos bastidores e assumiu o controle do órgão federal.
O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, publicou novo decreto nomeando o funcionário de carreira do Ibama, Roberto Ricardo Machado Gonçalves, como novo superintendente. Ele é casado com Mara Regina Bertagnolli Gonçalves, secretária e funcionária de confiança de André.
A reviravolta no comando do Ibama surpreendeu os funcionários e os tucanos.
Roberto Machado também foi diretor de Desenvolvimento do Imasul na gestão emedebista, período em que foi cedido pelo instituto federal.
Como o novo superintendente só exercerá a função até o fim deste ano, Betini chegou a sugerir o nome de Roberto Machado para dar continuidade ao seu trabalho na superintendência. No entanto, os tucanos não aceitaram e recorreram a outro funcionário de carreira na área ambiental, mas no Imasul e mais afinado com o ninho.
André ficou como superintendente do Ibama por apenas seis dias, conforme as publicações feitas no Diário Oficial da União.