O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»CNJ arquiva processo aberto após o Fantástico contra dois desembargadores no caso Breno
    MS

    CNJ arquiva processo aberto após o Fantástico contra dois desembargadores no caso Breno

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt07/03/20184 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio, arquivou procedimento para apurar conduta de desembargadores de MS após não constatar irregularidades na concessão de habeas corpus a Breno (Foto: Arquivo)

    O CNJ (Conselho Nacional de Justiça) arquivou o procedimento aberto contra dois desembargadores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul após a divulgação do escândalo envolvendo o empresário Breno Fernando Solon Borges, 38 anos, filho da presidente do Tribunal Regional Eleitoral, no programa Fantástico, da TV Globo. No entanto, o órgão mantém a investigação contra a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, a mãe.

    O corregedor nacional de Justiça, ministro João Otávio de Noronha, em decisão tomada nesta terça-feira, decidiu arquivar o procedimento porque não viu nenhuma irregularidade nas decisões tomadas pelos desembargadores Ruy Celso Barbosa Florence e José Ale Ahmad Neto.

    Veja mais:
    No plantão, TJ ignora PF, dois juízes e manda internar filho de desembargadora
    PF mela plano para salvar “doente” que usava carro em nome da mãe para levar droga

    A história começou com a prisão de Breno, acompanhado da namorada e do funcionário da serralheria, em 8 de abril do ano passado, com 129 quilos de maconha, uma pistola nove milímetros e 199 munições de fuzil calibre 7.62.

    Tânia Garcia interditou judicialmente o filho e ingressou com habeas corpus para tirá-lo da prisão. Ela alegou que o filho sofria do transtorno de personalidade Bordeline e era usuário de drogas. Ruy Celso concedeu o habeas corpus e determinou a internação do rapaz.

    No entanto, a Justiça de Três Lagoas determinou a prisão preventiva do empresário a pedido da Polícia Federal, que o acusou de ser integrante de organização criminosa e de ajudar na tentativa de fuga do chefe de uma facção, Tiago Vinícius Vieira, preso em Três Lagoas.

    Acionado na madrugada do dia 21 de julho passado, o desembargador José Ale acatou o pedido da defesa, suspendeu os dois mandados de prisão preventiva e autorizou a internação de Breno.

    Ao julgar o pedido da desembargadora, a turma autorizou a internação do empresário na clínica de luxo Maxwell, em Atibaia (SP), como a desembargadora pediu desde o início do processo.

    Outra polêmica foi a soltura de Breno, já que Tânia foi pessoalmente a Três Lagoas. De acordo com o MPE, ela usou policiais civis e uma viatura descaracterizada para retirar o filho do presídio. A magistrada já se tornou réu por improbidade administrativa em decorrência desta suposta estrutura.

    O caso ganhou repercussão no Fantástico, da TV Globo, que procurou o corregedor nacional de Justiça, que anunciou a abertura de procedimento contra os três desembargadores em agosto do ano passado.

    Hoje, a Amamsul divulgou nota para divulgar que Ruy Celso e José Ale Ahmad Neto tiveram o procedimento arquivado porque não foi constatada a prática de nenhuma irregularidade no caso.

    “O ministro enalteceu a alta qualificação acadêmica e intelectual dos magistrados envolvidos e afirmou a total regularidade e transparência do sistema de distribuição processual do Tribunal de Justiça”, ressaltou o presidente da AMAMSUL (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul), juiz Fernado Chemin Cury.

    Ruy Celso não cometeu irregularidade ao conceder habeas corpus para tirar filho de colega do presídio e colocá-lo em clínica (Foto: Arquivo)

    “Assim, mais uma vez, a AMAMSUL reafirma sua confiança nos membros da magistratura sul-mato-grossense, composta por profissionais probos que não medem esforços para distribuir justiça aos que batem à porta do Poder Judiciário, e cumprimenta, publicamente, os desembargadores Ruy Celso Barbosa Florence e José Ale Ahmad Neto, pelo reconhecimento de que suas ações e carreiras sempre foram pautadas pela absoluta honestidade, transparência, muito trabalho e coerência com seus posicionamentos e com o ordenamento jurídico”, ressaltou.

    No entanto, o procedimento continua contra a desembargadora Tânia Garcia. O CNJ apura se ela cometeu alguma violação à Lei Orgânica da Magistratura.

    A magistrada tem frisado, por meio do advogado André  Borges, que seguiu os trâmites legais para ajudar o filho.

    amamsul breno fernando solon borges escândalo filho da presidente do TRE josé ale ahamad neto ruy celso tânia garcia de freitas borges tjms

    POSTS RELACIONADOS

    Carlão tenta justiça gratuita, tem liminar de Divoncir e ganha dinheiro com venda de tratores

    MS 13/07/20254 Mins Read

    Waldir Neves dá calote de R$ 1,5 mi e juiz determina desocupação de mansão no Damha

    MS 11/07/20254 Mins Read

    Acusado de desvio de R$ 8 milhões, ex-coordenador da APAE troca prisão por tornozeleira

    Campo Grande 10/07/20252 Mins Read

    Pai comprava gado com dinheiro da propina e frigorífico pagava Claudinho, aponta MPE

    MS 10/07/20254 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Violência contra servidores da saúde: 86% não registra denúncia e sindicato cria “Agressômetro”

    Campo Grande 14/07/20257 Mins Read

    Exportações brasileiras para os EUA caíram pela metade desde 2001

    BR 14/07/20256 Mins Read

    No STF, servidor diz que governo Bolsonaro tentou ligar Lula a facção

    BR 14/07/20253 Mins Read

    Ex-vereador vê afronta à Constituição e apela ao STJ contra condenação por criticar Reinaldo

    MS 14/07/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.