O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Campo Grande»Após povo enfrentar fila e humilhações, prefeito diz que foi “enganado” e revoga taxa do lixo
    Campo Grande

    Após povo enfrentar fila e humilhações, prefeito diz que foi “enganado” e revoga taxa do lixo

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt10/01/20186 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    População enfrentou todos os desafios possíveis e só ficou sabendo da prorrogação e suspensão da taxa após o encerramento do horário bancário (Foto: Valdenir Rezende/Correio do Estado)

    Depois de milhares de contribuintes serem humilhados, enfrentarem um calvário e esperar horas para quitar o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o prefeito Marquinhos Trad (PSD) afirmou que foi enganado sobre o cálculo da taxa do lixo, criada com o apoio de 25 vereadores. Ele anunciou a revogação da taxa e a prorrogação do pagamento do imposto com desconto de 20% até 23 de fevereiro.

    [adrotate group=”3″]

    Com o objetivo de incrementar a arrecadação do município, o prefeito e o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Pedro Pedrossian Neto, defenderam a cobrança da taxa do lixo, que teve aumento de até 504% em relação a de limpeza, e enfatizaram que o contribuinte perderia o desconto maior se não quitasse o tributo até hoje.

    Veja mais:
    De férias no exterior, Marquinhos humilha e impõe calvário a quem pagar IPTU à vista

    O jornal Campo Grande News estampou manchete em que o secretário enfatizava ser “ótimo negócio” pagar o valor abusivo da taxa.O Midiamax destacou que o pagamento com desconto só seria até hoje.

    A pedido de entidades comerciais, da OAB/MS e de vereadores que votaram contra o reajuste abusivo, como Vinícius Siqueira (DEM), a prefeitura aceitou desmembrar a taxa do IPTU, mas impôs sacrifícios para evitar a exclusão. Contribuintes foram obrigados a pegar duas senhas, a esperar por até seis horas e ainda teve outros que foram obrigados a se deslocarem até a central por dois dias seguidos para obter o boleto sem a taxa do lixo.

    No início da noite de ontem, Pedrossian Neto admitiu a prorrogação, mas que só seria decidida às 16h, após o fechamento do horário bancário, em reunião com os vereadores da Capital.

    Antes de sair de férias para o exterior, onde comemorará o aniversário de 15 anos da filha, Marquinhos percorreu os programas de televisão e concedeu várias entrevistas defendendo a legalidade da taxa. Até esnobou reportagem de O Jacaré, em que o aumento chegou a 504%. Ele insistiu, em entrevista ao Campo Grande News, que 60% tiveram desconto e pagariam valor menor neste ano.

    O recuou começou a ser ensaiado hoje à tarde. Ao Correio do Estado, o prefeito admitiu o abuso no valor da taxa e culpou técnicos da prefeitura, que o teriam enganado. “Confesso (…) que a aplicabilidade do projeto está muito distante do que os técnicos me apresentaram, pois não atinge a JUSTIÇA SOCIAL. Hoje ainda tomarei uma decisão!”, admitiu.

    Não foi o único arrependido na história. Parte dos 25 vereadores, que aprovaram o tarifaço em meio a maior crise econômica da história do Brasil, vinha dando entrevista e divulgando notas de que foram “enganados” pelo prefeito.

    Independente de quem enganou o prefeito, que anunciou na campanha ter se preparado por 30 anos para o cargo, o importante foi a decisão de revogar a taxa do lixo, prorrogar o vencimento do IPTU até 23 de fevereiro e ainda a devolução do dinheiro para quem pagou indevidamente.

    A mensagem foi lida na tarde de hoje pela prefeita em exercício, Adriane Lopes (PEN), em reunião com os vereadores.

    A assessoria do município não confirmou o teor da nota de esclarecimento, mas já viralizou nas redes sociais.

    Infelizmente, Marquinhos demorou para tomar a decisão. Reconheceu tarde enquanto milhares se sacrificaram para efetuar o pagamento em dia.

    No entanto, vale o gesto, de humildade para reconhecer o erro e tentar repará-lo a tempo, do que perpetuar no mesmo por mero capricho.

    E parabéns aos moradores de Campo Grande, que ignorados pela mídia, souberam usar as redes sociais, com o apoio deste blog, O Jacaré, e fazer valer os seus direitos.

    Aposentada enfrentou chuva, sol quente, fila imensa e espera para pagar a taxa do lixo, que é abusiva, conforme o próprio prefeito. (Foto: Cleber Gelio)

    Confira a nota na íntegra:

    “ NOTA DE ESCLARECIMENTO DO PREFEITO MARQUINHOS TRAD SOBRE A TAXA DE COLETA DE LIXO

    Em razão dos últimos questionamentos sobre a cobrança da taxa de coleta de lixo, avaliando com serenidade os vários pontos da questão, venho, com a responsabilidade que me cabe como prefeito municipal de Campo Grande, esclarecer o que segue:

    A lei complementar 308/2017 foi proposta e aprovada com o objetivo de corrigir uma ilegalidade que já perdurava por anos no Município, qual seja, extinguir a taxa de limpeza urbana e em substituição, instituir a taxa de coleta de lixo.Registro que a cobrança da taxa de lixo já teve sua constitucionalidade e legalidade reconhecidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF), como tributo ambientalmente adequado para custear os serviços de coleta, remoção e destinação do lixo, utilizada para este fim em diversos municípios do Brasil.

    Contudo, diante da série de questionamentos formulados pelos contribuintes, instituições, entidades e meios de comunicação, solicitei, novamente, explicações ao corpo técnico responsável pela elaboração das planilhas que geraram as contestações e me convenci de que podem haver incongruências na forma de cálculo e na implementação da taxa, o que, em alguns casos, pode ter afetado o valor final lançado no carnê do IPTU, o que resultaria em injustiça social.

    Por esses motivos, decidi remeter à Câmara de Vereadores projeto de lei para que seja REVOGADA A TAXA DE COLETA DE LIXO, até que se realizem novos estudos técnicos para que a mesma tenha critérios precisos e justos, já validados pelo Poder Judiciário.

    Diante disso, os contribuintes que já pagaram a taxa de coleta de lixo poderão solicitar a compensação do crédito ou a restituição dos valores, não havendo qualquer prejuízo a nenhum contribuinte.

    E para evitar qualquer tipo de incômodo ou transtorno aos contribuintes, decido também PRORROGAR O PRAZO DE PAGAMENTO COM DESCONTO DE 20% DO IPTU ATÉ O DIA 23 DE FEVEREIRO DE 2018, por meio do envio de proposta à Câmara Municipal.

    Reafirmo que não tenho compromisso com erros, nem com técnicos que, porventura erraram, razão pela qual medidas administrativas serão adotadas.

    Meu compromisso é com o cidadão e cidadã de Campo Grande.

    Por isso, tenho humildade de reconhecer falhas pontuais e não tenho receio de reavaliar posição., pois não existe nada que não possa ser corrigido diante da possibilidade de uma injustiça.

    Diante disso, tomo esta decisão, munido de espírito democrático e republicano, para o fim de garantir a transparência, a segurança e a adequação na arrecadação e gestão dos recursos públicos.

    MARQUINHOS TRAD

    PREFEITO DE CAMPO GRANDE

    iptu 2018 marquinhos trad prefeito arrependido e engando taxa do lixo vereadores enganados

    POSTS RELACIONADOS

    Gasto com pessoal cresce R$ 447 mi, apesar de Adriane congelar salários de servidor há 3 anos

    MS 12/06/20255 Mins Read

    Marquinhos profetiza na Câmara que Rose Modesto será prefeita de Campo Grande

    MS 07/05/20253 Mins Read

    Transporte coletivo é ruim por falta de gestão, diz especialista e aliado tenta livrar Adriane

    MS 29/04/20253 Mins Read

    Julgamento de Marquinhos por vaga sem concurso na Assembleia é marcado para agosto

    MS 28/04/20254 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Ex-funcionários do Consórcio relatam jornadas de 11 horas e condições desumanas de trabalho

    MS 12/06/20253 Mins Read

    Gasto com pessoal cresce R$ 447 mi, apesar de Adriane congelar salários de servidor há 3 anos

    MS 12/06/20255 Mins Read

    “Dona de zona” ganha 3 mil seguidores após se livrar de cassação por cobrar melhorias em postos

    MS 12/06/20252 Mins Read

    Maioria do STF vota a favor da responsabilização das redes sociais

    BR 11/06/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.