Ex-presidente da Assembleia Legislativa e ex-deputado estadual Ary Rigo (PSDB) foi preso, na manhã desta terça-feira, na Operação Antivírus, comandada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado). A Justiça decretou a prisão preventiva de nove pessoas e temporária de outras três na investigação que apura os crimes de corrupção passiva e ativa, peculato, fraude em licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro no Detran (Departamento Estadual de Trânsito).
Rigo foi primeiro secretário e presidente da Assembleia Legislativa. Influente na política estadual, ele não conseguiu se reeleger deputado em 2010, quando vazou o vídeo em que ele denuncia o suposto pagamento de mensalão a integrantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Desde o início da manhã, agentes do Gaeco cumprem mandados de busca e apreensão em blocos do Detran, na saída para Rochedo, onde fica a diretoria administrativa e financeira do órgão.
O diretor-presidente do Detran, Gerson Claro, acompanha a operação dos policiais e promotores .
Além do departamento, os agentes cumprem 29 mandados de busca em residências e empresas envolvidas no suposto esquema de corrupção.
A operação é a primeira realizada no Detran, que ocupou o noticiário nos últimos anos com contratos milionários e sob suspeita.
Empresas que prestam serviço para o órgão já foram alvo da Operação Lama Asfáltica, da Polícia Federal. No entanto, esta é a primeira vez que a ofensiva contra a corrupção mira o órgão.
O atual presidente, Gerson Claro, está no cargo desde o início da gestão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e está na cota do PSB. Ele disputou eleição em 2010 pelo PDT, mas apoio a candidatura da deputada federal Tereza Cristina (PSB) em 2014.
Sobre a prisão de Rigo, ocorrida no Residencial Alphaville, o advogado Carlos Marques, destacou que o ex-deputado não tem empresas ou contratos com o Detran.
Rigo ocupou primeira secretaria do legislativo por seis vezes
Ary Rigo foi deputado estadual por seis mandatos e teve grande influência no legislativo estadual.
Ele foi presidente da Assembleia Legislativa uma única vez (2001-2003) e primeiro secretário, responsável pelas finanças, em seis ocasiões.
4 Comentários
Pingback: Operação sigilosa da PF combate a corrupção em mais dois órgãos estaduais – O Jacaré
Pingback: Escândalo sem fim: MPE apura repassa da Funtrab para escola de música de filho de candidato – O Jacaré
DETRAN fede.
DETRAN dede.