O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Além da falta de policiais, fronteira não tem delegados para apurar crimes e frear o PCC
    MS

    Além da falta de policiais, fronteira não tem delegados para apurar crimes e frear o PCC

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt21/08/20174 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    PCC imita Estado Isâmico: usa até máscara para degolar inimigos, grava vídeo e divulga imagens para impor o terror

    A fronteira de Mato Grosso do Sul sofre com a falta de policiamento e com o sucateamento das Forças Armadas. Outro problema é a falta de delegados para apurar os crimes. Levantamento da Adepol (Associação dos Delegados de Mato Grosso do Sul) revela que 23 municípios não possuem delegado titular.

    No geral, conforme a entidade, dos 330 postos de delegado previstos em lei, 135 não estão ocupados no Estado. Geralmente, nas cidades pequenas, um delegado do município vizinho é “emprestado” para conduzir as investigações necessárias.

    Faltam delegados nas cidades de fronteira de Antônio João, Caracol, Coronel Sapucaia, Paranhos, Tacuru e Porto Murtinho. Mas o problema não é restrito à linha internacional com o Paraguai, já que as delegacias não possuem titular em Anaurilândia, Bodoquena, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Eldorado, Itaquiraí, Laguna Carapã, Rio Negro, Santa Rita do Pardo, Taquarussu, Vicentina, Jaraguari, Jateí, Juti, Paraíso das Águas e Pedro Gomes.

    O déficit na Polícia Civil agrava o quadro de insegurança na fronteira, onde as facções criminosas lutam pelo controle devido à posição estratégica para distribuir drogas e armas.

    O problema é maior porque também há déficits de pessoal nas polícias Federal e Rodoviária Federal. A situação ficou pior porque o presidente Michel Temer (PMDB) decidiu contingenciar recursos das áreas de segurança, restringindo a luta contra o crime organizado. A PRF suspendeu a ronda nas rodovias e só mantém equipes nos postos.

    O mais grave é que enquanto os órgãos de segurança sofrem com a falta de recursos, o PCC amplia a área de domínio e assume o estilo terrorista do Estado Islâmico. É chocante a ação dos criminosos, que degolam e cortam os adversários em pedaços. Mais estarrecedor ainda é que gravam tudo em vídeo e divulgam nas redes sociais para ampliar o terror.

    O poder público precisa agir com urgência para frear a organização criminosa. O grupo já mostrou que não tem limites no terror. Hoje, eles agem contra os inimigos da facção. Amanhã, poderão usar o mesmo modo contra o cidadão de bem para impor o domínio pelo medo.

    A primeira medida o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) já adotou que é a contratação de 30 delegados e 180 agentes e escrivães da Polícia Civil. Contudo, isso não é suficiente para deter o crime organizado.

    O bloqueio de celulares nos presídios é uma medida de extrema urgência. No entanto, todas as medidas neste sentido ficam no papel, enquanto criminosos continuam usando o telefone para encomendar os crimes de dentro dos presídios.

    A fronteira não pode continuar sendo terra sem lei, onde os crimes ficam impunes.

    As ações para reduzir o poder das organizações criminosas devem ser complexas e interligadas.

    Não basta prender o bandido. É preciso acabar com a ideia de que presídio é a casa dos sonhos, onde se tem segurança, alimentação e telefone celular ilimitado.

    Presídio é para reeducar, sem regalias. No entanto, como tudo no Brasil tem outro sentido, cadeia está mais para universidade do crime, do que para escola dos bons costumes.

    Concorrência acirrada mostra prestígio da carreira, diz entidade

    Para a Adepol, a concorrência acirrada na disputa das 30 vagas para o cargo de delegado da Polícia Civil mostra o prestígio da carreira.

    Além de ser disputado por 9.760 inscritos, o concurso, que começou ontem com a prova escrita, recebeu a inscrição do deputado federal Elizeu Dionizio (PSDB), do ex-secretário municipal da Juventude de Campo Grande, Wilton Edgar Acosta, e da advogada Denise Puccinelli, filha do ex-governador André Puccinelli (PMDB).

    “O alto número de inscritos no concurso mostra que a carreira de delegado de Polícia Civil é uma das mais prestigiadas e sonho de muitos”, frisou a presidente da Adepol, Regina Márcia Rodrigues Mota.

     

    crime organizado falta de delegados fronteira em guerra pcc

    POSTS RELACIONADOS

    Policial é um dos alvos de operação da PF contra tráfico que bloqueou R$ 263 milhões

    MS 20/08/20252 Mins Read

    Jarvis Pavão é condenado por lavagem e fica próximo de atingir 100 anos em sentenças

    MS 15/07/20253 Mins Read

    Cozinheiro de Campo Grande é dono de empresa que recebeu R$ 270 mi desviado de bancos

    MS 07/07/20254 Mins Read

    PF aguarda decisão na Bolívia para trazer líder de facção criminosa

    BR 17/05/20254 Mins Read

    1 comentário

    1. Pingback: Pela 4ª vez, sentença obriga policiais civis a manter custódia de presos

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Filho de Reinaldo, deputado, conselheiro do TCE e poderosos viram réus pela propina da JBS

    MS 21/08/20256 Mins Read

    PT filia Fábio Trad no dia 30 e cargo a ser disputado só vai ser definido em outubro

    MS 21/08/20253 Mins Read

    Marquinhos vai à Justiça para suspender multas de radares e lombadas eletrônicas

    MS 21/08/20253 Mins Read

    Moraes: bancos podem ser punidos se aplicarem sanções dos EUA

    BR 20/08/20252 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.