O recente fracasso da privatização da BR-163, que está com obras de duplicação paradas, não desanimou o Governo do Estado a retomar a proposta de repassar as rodovias estaduais para a iniciativa privada. Nesta quinta-feira, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) deu o pontapé inicial para implantar pedágio ao longo dos 218 quilômetros da MS-306, o sonho do ex-governador André Puccinelli (PMDB) e do ex-secretário de Obras, Edson Giroto.
O edital 02/2017 de Procedimento de Manifestação de Interesse utiliza dados de 2014 como base para a concessão da estrada para a iniciativa privada. Neste período, a rodovia foi tomada pela buraqueira e alvo de operações tapa-buracos.
Reinaldo escolheu o pior momento para repassar a rodovia à iniciativa privada. A concessionária CCR MS-Via suspendeu as obras de duplicação na BR-163,que deve estar concluída em 2020, mas mantém a cobrança do pedágio.
No entanto, o tucano ignorou a crise no setor de infraestrutura e retomou o projeto de concessão de 950 quilômetros de rodovias, idealizado por Puccinelli e Giroto. Além da MS-306,a proposta prevê a concessão de outras 10 rodovias estaduais.
A MS-306 é uma das rodovias contempladas pelo mega pacote MS-Forte, que teve financiamento de R$ 1,2 bilhão. Foram investidos R$ 38,5 milhões na restauração de 143 quilômetros de asfalto, que voltou a ser tomado por buracos pouco mais de um ano após a inauguração feita por Puccinelli.
De acordo com levantamento da CNT (Confederação Nacional do Transporte) de 2016, a MS-306 tem o estado geral ruim, com a sinalização e geometria péssima. Só o pavimento foi considerado bom.
Levantamento feito pela Asteco Engenharia em 2014 e 2015, o movimento na rodovia é de aproximadamente 3 mil veículos por dia. A BR-163 fracassou com o movimento superior a 70 mil carros diários.
A rodovia é a principal ligação entre as cidades de Chapadão do Sul, Cassilândia e Costa Rica. O Governo estima que são necessários R$ 250 milhões em investimentos para recapear e implantar terceira faixa a cada 15 quilômetros.
O valor do pedágio ainda será definido, mas deverá ser maior que o cobrado na BR-163 para tornar o negócio rentável para as concessionárias.
Ao repassar a manutenção de estradas estaduais para a iniciativa privada, o governador reduz a utilização do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento Rodoviário), que é bancado quase integralmente por produtores rurais.
Ao gastar menos recursos nas rodovias, Reinaldo reforça a política atual de investir na pavimentação e recuperação de vias urbanas, onde aumenta a visibilidade da sua gestão e fortalece os laços com os prefeitos.
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