O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Após fracasso da BR-163, Reinaldo retoma projeto de André para por pedágio na MS-306 com dados de 2014
    MS

    Após fracasso da BR-163, Reinaldo retoma projeto de André para por pedágio na MS-306 com dados de 2014

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt06/07/20173 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O recente fracasso da privatização da BR-163, que está com obras de duplicação paradas, não desanimou o Governo do Estado a retomar a proposta de repassar as rodovias estaduais para a iniciativa privada. Nesta quinta-feira, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) deu o pontapé inicial para implantar pedágio ao longo dos 218 quilômetros da MS-306, o sonho do ex-governador André Puccinelli (PMDB) e do ex-secretário de Obras, Edson Giroto.

    O edital 02/2017 de Procedimento de Manifestação de Interesse utiliza dados de 2014 como base para a concessão da estrada para a iniciativa privada. Neste período, a rodovia foi tomada pela buraqueira e alvo de operações tapa-buracos.

    Reinaldo escolheu o pior momento para repassar a rodovia à iniciativa privada. A concessionária CCR MS-Via suspendeu as obras de duplicação na BR-163,que deve estar concluída em 2020, mas mantém a cobrança do pedágio.

    Após investimentos milionários e ser inaugurada por Puccinelli em dezembro de 2014, rodovia voltou a ser tomada por buracos em janeiro deste ano (Foto: Arquivo/Correio MS)

    No entanto, o tucano ignorou a crise no setor de infraestrutura e retomou o projeto de concessão de 950 quilômetros de rodovias, idealizado por Puccinelli e Giroto. Além da MS-306,a proposta prevê a concessão de outras 10 rodovias estaduais.

    A MS-306 é uma das rodovias contempladas pelo mega pacote MS-Forte, que teve financiamento de R$ 1,2 bilhão. Foram investidos R$ 38,5 milhões na restauração de 143 quilômetros de asfalto, que voltou a ser tomado por buracos pouco mais de um ano após a inauguração feita por Puccinelli.

    De acordo com levantamento da CNT (Confederação Nacional do Transporte) de 2016, a MS-306 tem o estado geral ruim, com a sinalização e geometria péssima. Só o pavimento foi considerado bom.

    Levantamento feito pela Asteco Engenharia em 2014 e 2015, o movimento na rodovia é de aproximadamente 3 mil veículos por dia. A BR-163 fracassou com o movimento superior a 70 mil carros diários.

    A rodovia é a principal ligação entre as cidades de Chapadão do Sul, Cassilândia e Costa Rica. O Governo estima que são necessários R$ 250 milhões em investimentos para recapear e implantar terceira faixa a cada 15 quilômetros.

    O valor do pedágio ainda será definido, mas deverá ser maior que o cobrado na BR-163 para tornar o negócio rentável para as concessionárias.

    Reinaldo retoma projeto do antecessor para implantar pedágios nas rodovias estaduais (Foto: Arquivo/Midiamax)

    Ao repassar a manutenção de estradas estaduais para a iniciativa privada, o governador reduz a utilização do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento Rodoviário), que é bancado quase integralmente por produtores rurais.

    Ao gastar menos recursos nas rodovias, Reinaldo reforça a política atual de investir na pavimentação e recuperação de vias urbanas, onde aumenta a visibilidade da sua gestão e fortalece os laços com os prefeitos.

    André Puccinelli edson giroto pedágio reinaldo azambuja rodovias

    POSTS RELACIONADOS

    Pedidos de desbloqueio de R$ 43 milhões e terrenos no Damha de André vão ao STJ

    MS 09/06/20253 Mins Read

    PSDB aprova incorporação do Podemos, mas nova tática deve atrasar e não evitar debandada

    MS 05/06/20253 Mins Read

    Bolsonaro insiste em Gianni e pode complicar apoio a candidato a senador de Tereza Cristina

    MS 03/06/20252 Mins Read

    Lançado há 11 anos, Hospital Regional de Dourados deve ser concluído no 2º semestre

    MS 02/06/20252 Mins Read

    2 Comentários

    1. Pingback: Com outorga de R$ 605,3 mi, consórcio vence leilão e deve lucrar R$ 968 mi com MS-306 – O Jacaré

    2. Pingback: Sem exigir duplicação, Governo tucano vai cobrar pedágio 30% mais caro a cada 73 km – O Jacaré

    As Últimas

    Ex-funcionários do Consórcio relatam jornadas de 11 horas e condições desumanas de trabalho

    MS 12/06/20253 Mins Read

    Gasto com pessoal cresce R$ 447 mi, apesar de Adriane congelar salários de servidor há 3 anos

    MS 12/06/20255 Mins Read

    “Dona de zona” ganha 3 mil seguidores após se livrar de cassação por cobrar melhorias em postos

    MS 12/06/20252 Mins Read

    Maioria do STF vota a favor da responsabilização das redes sociais

    BR 11/06/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.