Atores, produtores culturais, músicos e artistas em geral se mobilizam, junto com movimentos sociais e sindicalistas, para por Campo Grande no circuito nacional de atos shows “Diretas Já”. O movimento a favor da deposição de Michel Temer (PMDB) – acusado de corrupção passiva, obstrução da Justiça e chefiar organização criminosa – e pelo voto direto para escolher o próximo presidente da República pretende reunir 10 mil pessoas, das 15h às 22h deste domingo na Esplanada Ferroviária, no Centro da Capital.
As manifestações em defesa de novas eleições estão sendo puxadas por artistas em todo o Brasil. Daniela Mercury comandou o show para 100 mil no Farol da Barra, em Salvador (BA). Caetano Veloso liderou a trupe de artistas e 50 mil pessoas na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.
Em São Paulo, sob a batuta de Chico César e Mano Brown, o ato reuniu 100 mil no Largo do Batata. A quarta capital a se mobilizar foi Belo Horizonte, que reuniu 40 mil. Milhares se uniram aos artistas gaúchos no Parque da Redenção, em Porto Alegre, no dia 11 deste mês para engrossar o Fora Temer.
Campo Grande faz o seu ato domingo na Esplanada Ferroviária. Artistas tentam repetir o ato histórico de 1984, quando 40 mil pessoas lotaram o cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 14 de Julho para pedir eleições diretas para presidente. Na ocasião, nomes históricos do PMDB, como Ulisses Guimarães, vieram para engrossar o coro pela civilidade.
Agora, o alvo é justamente a maior autoridade do PMDB. Se Temer cair, pela atual legislação, a escolha do sucessor é feita pelo Congresso Nacional, com quase metade dos membros enrolados em denúncias de corrupção e outros crimes de arrepiar os bons de coração. O movimento é que a escolha seja feita pelo povo.
No entanto, o povo está dividido, o que deve enfraquecer um pouco a mobilização. Parte da classe média, que marchou contra a corrupção, mas a praticada pelo PT, torce o nariz para o risco do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retornar ao poder pelo voto direto.
Mas os artistas querem é fazer valer a vontade popular, seja qual for. “Nossa expectativa é que domingo seja um dia de cultura e cidadania. Os artistas estarão levando seu trabalho como forma de protesto contra essas reformas trabalhista e previdenciária, contra a corrupção e os desmandos dos governos e pedindo eleições diretas pra presidente Já”, explica a produtora cultural e presidente do Fórum Estadual de Cultura, Fernanda Teixeira.
O evento terá a participação de 40 artistas, como os músicos Maria Alice, Carlos Colman e Gilson Espíndola, o Grupo Acaba, entre outros, confira a programação completa no final.
O arquiteto e professor universitário Ângelo Arruda vai ao ato para protestar conta a corrupção, as reformas trabalhista e previdenciária e defender novas eleições. Ele foi um dos organizadores a histórica manifestação pelas Diretas Já em 1984.
“A nossa democracia está por um fio, né?”, frisa Arruda. Na sua opinião, o ato de domingo deve servir como alerta à sociedade de que a atual classe política não pode ficar para escolher o próximo presidente. “É preciso a gente rever o mandato dos senadores e seus suplentes, o tamanho do Congresso”, defende.
“Sou um dos artistas que apoia este grande movimento nacional que já está tomando conta do país inteiro de manifestações artísticas em prol das Diretas Já e em defesa do direito dos trabalhadores. Estamos então unidos com todas as federações, centrais, sindicatos para este grande evento”, reforça o músico Antonio Porto.
Além das Diretas Já, os artistas vão aproveitar para cobrar políticas na área cultura dos governos municipal, estadual e federal.
Há movimento de fotógrafos que vão trabalhar voluntariamente para garantir a cobertura do evento, principalmente, porque a agenda dos movimentos contra Temer não estão tendo a mesma cobertura dado aos atos pelo impeachment de Dilma pela grande mídia.
Confira a programação deste domingo
⏰15h
– Apresentadoras Romilda Pizzani e Fernanda Kunzler
– Intervenção Poética “BRASIL” de Jorge Barros”
– Imaginário Maracangalha – “O Canto da Cantuária”
– Pietro Lara – “Do lugar da onde estou já fui embora”
– Urgente Cia – “Caixa de Pandora e outras Histórias
⏰16h
– Pedro Espindola
– Comando Pérola
– Dagata (DDS)
– “A Florista” com Ângela Montealvão
⏰17h
– Galvão
– Maria Alice
– Edir Valu
– Bugalu
– Ana Cabral
– Ivan Cruz
⏰18h
– Grupo Tikay
– Carlos Colman
– Gilson Espíndola
– Antonio Porto
– Video Sonic+ Algoritmo + Cocho Elétrico
⏰19h
– Grupo Acaba
– José Carlos Junior “Ímo”
– O Santo Chico
– Tauanne Gazoso com Pirofagia
– Marina Peralta
⏰20h
– Maíra Espíndola
– Corpos Lancinantes
– Grupo Bailah “Tango de Roxanne”
– Ewerton Goulart – Teatral Grupo de Risco
⏰21h
– Curumex
– General R3
– Deep Roots – Três Lagoas/MS
– Engenheiro Edson
⏰22h
– Bárbara Albino “Tango do mal”
– “AI5” por Princesa TSM
– Macumbapragringo
– Cardigans
– Aline Calixto com performance poética
⏰23h
– Insana Corte
– Peixes Entrópicos
– DJ João Menino
– DJ Aruan Barcelos (Djretas)
⏰16h- URGENTE CIA – Feira de artes e artesanato
⏰16h – “Ateliê URGENTE CIA” – “OFICINA ARTE DE PROTESTO PARA CRIANÇAS/’ -Neska Brasil
⏰17h30 – “CINEMA Na BRAVA” – Coletivo Terra Vermelha: Exibição do Documentário “Kunomi”
⏰18h – “Videomapping” – Natacha Figueiredo
⏰18h– “CIRANDA” – Ciranda de roda com Grupo Casa