A liberdade de imprensa ainda não é plenamente garantida no Brasil. Dois dias após a vitória histórica do Blog do Nélio no Supremo Tribunal Federal, um empresário investigado por corrupção agrediu funcionários e ameaçou matar o dono do jornal Campo Grande News, o jornalista Lucimar Couto.
A confusão terminou com uma funcionária machucada e o dono da ABC Soluções em Educação, Fabrício Freitas, 41 anos, levado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) no Centro pela Polícia Militar.
O grave incidente ocorreu na tarde desta sexta-feira, dois dias após o Supremo suspender a liminar que determinava a retirada do blog sob pena de prisão do jornalista Nélio Brandão. Ele venceu a primeira batalha contra o ASMPMS (Associação Sul-mato-grossense dos Membros do Ministério Público) e o Tribunal de Justiça.
Fabrício é investigado na Operação Toque de Midas II, da Polícia Federal, que apura superfaturamento na compra de materiais escolares na gestão do prefeito Julio César de Souza (PDT), de Paranhos. A negociata teria causado prejuízo de R$ 670 mil à cidade, que é carente e fica na fronteira com o Paraguai.
De acordo com o Campo Grande News, Freitas foi ao jornal, localizado no Jardim dos Estados, para falar com o diretor do site. Como faz com todos que o procuram, Couto o recebeu na sua sala. Ele começou a gritar e fazer ameaças contra o empresário. “Vou meter uma bala na sua cara”, teria dito, aos berros .
Fabrício não se intimidou e avançou sobre Lucimar, quando o filho do diretor, Samuel Echeverria, entrou na frente e, com a ajuda de outros funcionários, impediu a agressão. Uma funcionária teve a mão esquerda machucada.
A PM foi chamada para conter o dono da ABC, estava muito agressivo e reafirmava as ameaças ao dono do jornal.
O Campo Grande News registrou queixa contra Fabrício e a funcionária foi encaminhada para exame de corpo delito no IMOL.