O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), aproveitou a mobilização dos administrativos da educação para mudar o Estatuto dos Servidores Públicos do Município e legalizar a nomeação da namorada do sobrinho. Com a manobra, ele conseguiu regularizar a situação da advogada Vanessa Joseph Mouniergi Chamoun, 24 anos, nomeada no dia 8 para assumir a Corregedoria-Geral do Município. Ela é namorada de Fábio Trad Filho, filho do ex-deputado federal Fábio Trad e sobrinho do chefe do Executivo.
Vanessa está na Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência desde 3 de janeiro deste ano, conforme a primeira nomeação no Diário Oficial, feita no dia 25 daquele mês. Em seguida, ela foi exonerada em fevereiro e renomeada no dia 8 deste mês, com data retroativa ao dia 3.
A nomeação, que garante o salário de R$ 4,8 mil à jovem, foi ilegal. A Lei Municipal Complementar 190/2011, sancionada por Nelsinho Trad, determinava que só ocupante de cargo efetivo poderia ser nomeado para ser o corregedor-geral do município. O único requisito cumprido por Vanessa é ser formada em Direito, pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco).
Conforme o Diário Oficial, ela foi nomeado como assessor-executivo II, o que garante salário de R$ 4,8 mil por mês, sem considerar a gratificação de 100%.
Marquinhos tinha um problema a resolver: como regularizar a situação da namorada do sobrinho? Ontem, os servidores municipais lotaram a Câmara Municipal para pressionar os vereadores a aprovar, em regime de urgência a mudança na Lei Orgânica para regularizar o pagamento do Pro Funcionário, que beneficia 850 pessoas e está atrasado desde a posse do atual prefeito.
Surgiu a oportunidade perfeita. Trad recorreu a uma manobra que foi muita utilizada pelo ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). Ele incluía emendas nos projetos para contemplar empresas que lhe pagavam propina pelo benefício.
Com a emenda incluída, os vereadores aprovaram a mudança no Estatuto do Servidor. Beneficiaram os administrativos da educação e, na surdina, Vanessa, a namorada do jovem Fábio Trad Filho, que já comanda a Corregedoria-Geral do Município desde o dia 3 deste mês.
Apesar de pouca experiência e com apenas 24 anos de idade, ela será a responsável por apurar eventuais deslizes éticos e administrativos cometidos pelos funcionários da prefeitura. Será muita responsabilidade, mas que renderá uma ótima experiência para a jovem advogada.
O Jacaré procurou a assessoria do prefeito para saber da irregularidade. A informação é de que tudo foi regularizado pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (9).
2 Comentários
Desmatamento e destruição florestal é Crime? Não!
Desde que você tenha a guia emitida, paga e recolhida dentro da lei pode exterminar a vontade.
Mudou a lei. Colocou seus interesses acima da coletividade?
E dai! E dai! E dai!
Alguém tosco, suficientemente asno de conhecimento ainda acredita em salvador da Pátria….Tenha Santa Piedade.
É muita cara de pau deste prefeito. É muita pilantragem para uma gestão que esta começando agora.