Um dos principais defensores do Pantanal e de medidas para proteger o estoque pesqueiro dos rios de Mato Grosso do Sul, o ex-governador e deputado federal Zeca do PT deu tiro no pé na terça-feira de Carnaval. O petista estava pescando no último da Piracema (período de defeso nos rios) e sem a carteirinha de porte obrigatório.
Após ser multado em R$ 700 e ter os apetrechos de pesca apreendidos pela Polícia Militar Ambiental, o petista ainda tentou fazer denúncia. Divulgou que paraguaios continuam praticando a pesca predatória na região de Porto Murtinho.
Como autoridade, representante da Câmara dos Deputados e pela experiência de ter governado o Estado por duas vezes, Zeca deveria denunciar os pescadores predatórios – que como ele, pescam durante o período proibido – à polícia e não ficar fazendo jogo de cena para a plateia com denúncia vazia.
Literalmente, a pescaria carnavalesca do deputado não é um bom exemplo para quem diz lutar pela defesa do meio ambiente. Soou mais como o ditado popular “faça o que digo, não o que faço”.