Donald Trump, presidente dos EUA

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, continua agindo como estúpido, apesar da eleição ter acabado em novembro. O pior de tudo é que os sinais são desanimadores enquanto ele continuar no comando daquele país, o mais rico e poderoso militarmente do mundo.

Na sexta-feira, o chefe do executivo americano proibiu que repórteres da CNN e dois dos principais jornais americanos acompanhem as coletivas da imprensa na Casa Branca. A medida é retaliação pelas matérias que apontam os erros de Trump no poder.

A medida de Trump fere frontalmente a liberdade de imprensa, um dos pilares da democracia americana. Isso é ruim para o mundo, porque outros presidentes podem se seguir o exemplo e adotar medidas para retaliar a livre atuação da imprensa.

Trump mantém a política de lançar sombra sobre o futuro, principalmente, ao não se preocupar com os valores. Sempre achei que essa política seria adotada pela China, quando atingisse o posto de maior economia mundial.

No entanto, estava enganado. Os americanos resolveram antecipar o ciclo e colocaram no poder um estúpido. O mundo pode esperar dias piores.